Quilombo da Macambira lança livro em conferência de Aprendizagem criativa

O Museu Quilombola da Macambira participou no período de 29 a 31 de outubro de 2025, da 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa – CBAC.

O evento que aconteceu em Brasília/DF, teve como tema Aprendizagem e Criatividade ao Alcance de Todos, e reuniu algumas centenas de educadores, pesquisadores, agentes culturais e universidades de diversos estados do Brasil.

A Conferência também contou com a participação de pesquisadores americanos do MIT Média Lab como, Mitchel Resnick, Ann Berger Valente, José Armando Valente e Leo Burd. A CBAC é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e do MIT Média Lab, além de outras instituições parceiras.

Durante o evento, o Museu Quilombola da Macambira apresentou a experiência Quilombo da Macambira: memória e história; e realizou o lançamento e distribuição do livro Macambira: um passeio pela história da comunidade.

Para Vilmário Cândido, liderança quilombola e presidente da Associação Comunitária, registra que “Foi uma grande experiência participar desse evento, pois tivemos a oportunidade de compartilhar o livro que registra nossa história de lutas e conquistas para diversos estados do Brasil e para o exterior.”

Junto com Vilmário Cândido também estiveram presentes divulgando o trabalho desenvolvido na comunidade de Macambira, os educadores Raimundo Melo e Talita Barbosa, que integram a OSC CECOP parceira do Museu Quilombola e responsável pela organização e produção do livro.

É importante enfatizar que o livro sobre a Macambira, foi resultado de um amplo processo de mobilização e diálogo com a comunidade. A obra traduziu a história oral em texto de cordel com ilustrações que representam os momentos mais significativos dos quilombolas.

Esse livro vem preencher uma lacuna de ausência de materiais culturais e educativos sobre a história de grupos quilombolas do RN. A obra está sendo distribuída e trabalhada em escolas públicas do RN, e agora chega a diversas instituições que trabalham com a temática da cultura afro-brasileira e aprendizagem criativa em outros estados do Brasil e no exterior. Afirma Raimundo Melo, educador  da OSC CECOP e coordenador institucional do projeto desenvolvido no Museu Quilombola da Macambira.

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas