Bancários do Banco do Brasil e Caixa iniciam greve por tempo indeterminado

Foto: Assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários/RN

A categoria bancária inicia nesta segunda-feira (09/9) a greve por tempo indeterminado nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A decisão foi tomada após rejeição da categoria à proposta rebaixada da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Nos bancos privados não haverá greve, pois, em nível nacional a categoria dessas agências aceitou a proposta.

Semanas se passaram enquanto o comando dos bancários se unia dia e noite em São Paulo (SP) com representantes da Fenaban para que se construíssem um proposta muito aquém ao que os trabalhadores imaginaram. Havia tempo que a cara de pau dos banqueiros não era tão grande, diz a publicação no site do Sindicato dos Bancários do RN. Ainda de acordo com a entidade sindical, depois de um lucro de mais de R$ 145 bilhões o ano passado, nem nos piores pesadelos imaginávamos que as empresas sequer pudessem propor um reajuste abaixo da inflação.

O Sindicato dos Bancários do RN, também, critica a forma como foram encaminhadas as negociações em nível nacional. Sempre naqueles hotéis luxuosíssimos de São Paulo, a Contraf/CUT só fez dizer sim para reuniões que marcavam novas reuniões, até que a Frente Nacional de Oposição Bancária foi pra frente do Hotel /Teatro e chamou tanto os banqueiros quanto os traidores da categoria para o enfrentamento. Trouxe para a linha de frente pontos importantes que iam ficando esquecidos como por exemplo a responsabilização a respeito da saúde dos trabalhadores.

A entidade convoca a categoria em greve para manter contato com representantes do sindicato a fim de participar das comissões de esclarecimento (piquetes) numa demonstração de indignação e mobilização.