
Tenho amizades sólidas e sinceras há mais de 50 anos. Tinha 15 anos de idade quando fui levado por uma amiga e vizinha (Ceição), também jovem, para uma reunião domingueira na Igreja Católica São Sebastião do meu Alecrim. Era ali numa sala que acontecia, nas manhãs dos domingo, as reuniões do grupo de jovens, denominado ANFREOZAN.
Passados 50 anos, sempre estamos nos encontrando e reencontrando, em conversas e almoços. Já se levam filhos e netos da geração mais tecnológica do que a nossa, do tempo da máquina de datilografia e a fotográfica Kodak.
Quando eu vim morar em Nísia Floresta, há mais de 9 anos, parte deste grupo veio me visitar em minha casa. Alugaram uma Van e mais de 10 amigos aqui estiveram. Não existem empecilhos e distâncias para boas amizades. As desculpas só existem para os indiferentes. E o genial Vinícius de Moraes viveu sabiamente toda a sua rica vida enaltecendo a divina arte dos encontros e amizades. Quanto mais antiga, mas apurada e sincera.
Neste sábado, 3 de janeiro, ocorreu a primeira reunião almoço do ano de 2026 na residência do nosso amigo Heráclito Noé, no bairro da Candelária em Natal. Heráclito era o jovem lider de cabelos pretos e longos do referido grupo, quando lá cheguei em 1974. Cada um contou emocionado sua trajetória de vida pós esse grupo católico dos anos 70. Alguns seguindo com outras religiosidades, mas todos agradecidos e levando à frente o grande legado do sentido pleno de uma boa amizade, vivenciada pelo referido grupo de jovens.
O importante é que permaneceremos sempre jovens e amigos! E quem sabe, se nos próximos encontros, cafés, jantares e almoços, não estaremos acompanhados dos bisnetos. Que continuemos com as antigas alegrias e amizades, sem prazos de validades, como tudo que é bom e é eterno!
Morada São Saruê, Nísia Floresta/RN





