O país inteiro grita: “Fora Bolsonaro e Mourão!”

Fotografia: Aluizia Freire
Vai ser assim, cada mobilização ainda maior a cantar o coro “Fora Bolsonaro e Mourão!”, até o presidente genocida e seu discurso negacionista cair de vez e sair correndo pela porta dos fundos do Palácio da Alvorada.
Em todo o Brasil foram realizados mais de 450 atos que reuniram mais de 750 mil pessoas neste sábado (19/6), além dos protestos ocorridos em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Portugal, Itália, Finlândia e Argentina.
Chico Buarque durante manifestação contra Bolsonaro no RJ. Fotografia: MST/Divulgação
O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda voltou a pisar “cada paralelepípedo da velha cidade”, não para cantar sambas imortais, mas para protestar junto com milhares de pessoas, que assim como nossos ancestrais lutam em defesa da vida. Ver passar na avenida o autor de tantas canções de protesto faz lembrar históricas passeatas “num tempo, página infeliz da nossa história”.
Pois é, senhor Bolsonaro! O povo vai continuar batendo panelas e protestando na rua até você pagar [e é dobrado] por cada uma das 500 mil mortes vítimas da sua política genocida na pandemia da Covid-19. “Que esse dia há de vir antes do que você pensa…”
Em Natal, o ato iniciou em frente ao IFRN da Avenida Salgado Filho e seguiu em caminhada até o Natal Shopping. “Centenas e centenas de trabalhadores, estudantes, a juventude, estão nas ruas pra lutar por vacina, por emprego, por moradia, por direitos, mas principalmente pra colocar pra fora os genocidas Bolsonaro e Mourão e toda sua corja. Não queremos esperar até 2022 pra tirar esse genocida. Já temos meio milhão de mortes, então, em nome da classe trabalhadora e das vítimas da Covid, Fora Bolsonaro e Mourão, agora, já!”, disse Rosália Fernandes, da CSP-Conlutas.
ISSO MESMO: MEIO MILHÃO DE MORTES escorre das mãos sangrentas de Bolsonaro e sua política do ódio e da morte. Motivo de tanta indignação estampada em cartazes, faixas, bandeiras e palavras de ordem em mais uma grande manifestação que reuniu trabalhadores da cidade e do campo, estudantes, sindicalistas, movimentos sociais e partidos políticos.
“Sai, sai, sai da minha frente, sai, sai, sai da minha frente! Chega de Bolsonaro e seu vice-presidente! Chega de Bolsonaro e seu vice-presidente!”
Fotografia: Assessoria de imprensa do Sinasefe Natal
Em cada mobilização o estandarte do movimento popular e sindical faz valer o coro de todas as vozes que lutam contra a opressão e a exploração, a exemplo da CPS-Conlutas e do Sinasefe Natal que levou pra rua o recado dos servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica: “Exigimos vacina para todos, respeito ao SUS, auxílio emergencial digno, fim dos cortes no orçamento da educação, empregos e serviços públicos de qualidade! Não à Reforma Administrativa. Fora Bolsonaro!”
As mobilizações que pedem vacina no braço e comida na mesa também chamam a atenção para a necessidade de apoio aos pequenos e médios comerciantes, aos artistas e à cultura. Durante os protestos os organziadores alertavam para a segurança sanitária com o uso de máscara, álcool gel e o distanciamento físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas