
A edição 2026 da Teia Potiguar e Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura voltam a reunir a diversidade cultural do Rio Grande do Norte nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Natal.
A definição foi anunciada durante reunião (28/01) que contou com representantes da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/RN) e da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, fortalecendo o modelo de gestão compartilhada que marca a Política Nacional de Cultura Viva.
O encontro serviu também para planejar a organização do evento – programação, local, hospedagem, apresentações culturais. A Teia Potiguar é um dos momentos mais importantes de mobilização do Cultura Viva no estado, reunindo Pontos e Pontões de Cultura, gestores públicos, artistas, coletivos culturais e representantes da sociedade civil.
Segundo a secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito, a reunião marcou um avanço concreto na construção coletiva do evento. “A gente teve uma reunião muito importante de alinhamento, poder público e sociedade civil juntos, porque a Teia e o Fórum dos Pontos de Cultura são ações que acontecem de forma integrada. Caminhamos pensando programação, local de hospedagem, apresentações culturais e necessidades técnicas. Em breve vamos abrir o formulário para que os Pontos de Cultura possam se inscrever, com critérios e orientações claras sobre como participar desse encontro tão importante para a cultura do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Mary Land reforçou ainda que o evento será um espaço fundamental para o debate das políticas públicas do Cultura Viva no estado, além de sediar a eleição da nova Comissão Estadual dos Pontos de Cultura.
“Nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Natal, vamos nos reunir para debater a política pública do Cultura Viva, realizar a nova eleição da comissão estadual e fortalecer a integração entre os Pontos de Cultura. O Rio Grande do Norte tem uma diversidade enorme – pontos de cultura popular, hip hop, acessibilidade, entre tantos outros — e a Teia é o espaço onde toda essa diversidade se encontra”, completou.
Teotônio Roque, integrante da Executiva Nacional dos Pontos de Cultura, Coordenação Estadual e Pontão Instituto ZooN, destacou a importância política e organizativa do momento. “Estamos em um momento decisivo de alinhamento com o Governo do Estado para a realização da Teia Potiguar e do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura. Com a presença da Comissão Estadual, acreditamos que sairemos com definições importantes sobre data, local e estratégias para garantir a participação dos Pontos de Cultura de todo o estado. Esse fórum é fundamental porque dele sairão os delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Teia Nacional”, afirmou.
A Teia Potiguar é reconhecida como um espaço de encontro, celebração e construção coletiva do movimento Cultura Viva, onde são debatidas diretrizes, estratégias e propostas que orientam a política cultural no estado e dialogam com a agenda nacional. O evento reafirma o protagonismo da sociedade civil na formulação e no acompanhamento das políticas públicas de cultura, conforme estabelece a Lei Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014).
Nos próximos dias, a Secult/RN e a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura devem divulgar o formulário de inscrição, com informações sobre critérios de participação, número de vagas e orientações para delegados, convidados e expositores da Feira de Economia Solidária e Criativa.
…..
Com informações da Rede Potiguar de Pontos de Cultura
Foto: John Nascimento








