“Sob o céu de agosto, os versos nasceram como chuva de estrelas”

Fotos: Nando Poeta

Na sexta-feira (23/8) o coração do centro histórico de Natal pulsou mais forte ao som da cantoria de viola.

Sob o céu de agosto, os versos nasceram como chuva de estrelas, enchendo de brilho e encanto o palco do Chico Traíra no Ponto de Memória Estação do Cordel. O repente voltou a vestir as ruas antigas da cidade com seu improviso magistral, trazendo à tona a riqueza do folclore nordestino e fazendo vibrar um público ávido por essa manifestação única da nossa cultura.

As duplas de violeiros, Marcos Teixeira, de Pedro Velho, e Helânio Moreira, da Serra de São Bento, uniram suas vozes aos talentosos Zé Deniz e Canindé, de Natal, em um espetáculo que superou todas as expectativas. A plateia, emocionada e entusiasmada, acompanhou cada rima com olhos brilhantes e corações pulsantes. O som das violas ecoou pelos becos e vielas, levando consigo a tradição viva do repente, enquanto Chico Sobrinho, violeiro da cena natalense, reforçava essa sinfonia de improviso com seu toque de mestre.

A Estação do Cordel, sempre pronta para acolher a arte, abriu suas portas mais uma vez, recebendo essa chuva de versos com entusiasmo. Ali, o verbo ganha corpo, a rima floresce, e a magia acontece.

Num futuro bem próximo, essa magia se repetirá em novos momentos, com mais duplas de violeiros protagonizando um duelo poético. Em novembro, teremos o 1º Festival de Cordel e Repente na Praça, aprovado pela Lei Paulo Gustavo da Fundação José Augusto. Será um encontro de gigantes, onde cada verso será como uma chama acesa no peito do público, incendiando emoções e pensamentos.

Prepare-se para se perder em paisagens emocionais desenhadas pelas palavras e para se encontrar nas melodias que brotam da alma desses mestres do repente. A Estação do Cordel será, mais uma vez, o palco de momentos inesquecíveis, onde a arte se faz viva e a tradição resplandece. Venha testemunhar a força da cantoria e sentir a beleza do improviso na sua forma mais pura e envolvente.

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas