
Ansiedade, expectativa e alegria, foram os sentimentos que embalaram a tarde desta quinta-feira, 23 de outubro, no espaço da Escola Estadual Nísia Floresta.
Cerca de 440 alunos participaram do Prêmio Nísia Floresta de Audiovisual, uma iniciativa do Museu Nísia Floresta em parceria com a escola. Nove curtas-metragens foram realizados pelas turmas de alunos do ensino médio, que contaram com a orientação de professores de diferentes disciplinas. As produções audiovisuais se basearam em narrativas orais sobre mitos e lendas existentes no imaginário das pessoas que residem no município de Nísia Floresta/RN.
No pátio da escola, alunos, professores, gestores e toda equipe pedagógica, além da equipe do Museu e demais convidados, se reuniram para acompanhar a exibição dos filmes e o anúncio dos três vídeos ganhadores na categoria de melhor curta-metragem.
Os curtas ganhadores foram:
1º lugar: O Envultado do Porto – série do 1º ano C Integral
2º lugar: Baobá Testemunha da Liberdade – série do 1º A Integral
3º lugar: O Canto Proibido – série do 2º C Integral
Cada curta-metragem selecionado recebeu troféu e prêmio em dinheiro como forma de estimular a produção audiovisual local. Para Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta, “o Prêmio é uma ação estratégica para estimular a produção audiovisual, conectar a educação com a cultura e contribuir com a construção de uma educação pública de qualidade.”
A SELEÇÃO DOS CURTAS

A comissão julgadora responsável pela seleção dos curtas metragens foi constituída pelo realizador audiovisual Nilson Eloy, a jornalista e chefe de reportagem da Inter TV Cabugi, Elizama Cardoso; o fotógrafo e câmera man Onilson Pires e os representantes do Museu Nísia Floresta e do Pontão de Cultura e Comunicação – Talita Barbosa e Raimundo Melo.
O PRÊMIO DE AUDIOVISUAL
O Prêmio Nísia Floresta de Audiovisual é uma iniciativa do Museu Nísia Floresta e da OSC/CECOP, em parceria com a Escola Estadual Nísia Floresta e o Pontão de Cultura e Comunicação.
Essa ação contou com recursos da Lei Paulo Gustavo – edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo nº 02/2023 – Fundação José Augusto/ Modalidade 02 – Cultura Popular e Tradição; Categoria: Apoio aos Pontos de Cultura, Pontos de Memória e Museus Comunitários.
Importante enfatizar que, por retratar temas da literatura oral, essa edição do Prêmio de Audiovisual é também uma ação preparatória ao Festival Literário de Nísia Floresta – IV Edição, que conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Câmera Cascudo e o patrocínio da Neoenergia COSERN.
Fotos: Onilson Pires / Cecop












