Povos indígenas de Macaíba são tema de reunião na Funai

A Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) se reuniu nesta terça-feira (08/7) com representantes da Secretaria de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania de Macaíba e lideranças indígenas.

O secretário de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania de Macaíba, Cícero Militão, explica que o encontro realizado na sede da CTL, em Natal/RN, teve como tarefa dialogar sobre as ações desenvolvidas junto às comunidades indígenas de Macaíba, que ainda não possuem reconhecimento formal, mas que estão sendo devidamente acompanhadas pela secretaria municipal.

Para Militão, a iniciativa de acompanhar as comunidades indígenas de Macaiba busca garantir o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários. Um debate fundamental para assegurar o lugar de fala e os direitos.

“É louvável a ação realizada, inclusive a realização do Encontro Municipal dos Povos Indígenas de Macaíba”, afirmou o coordenador técnico da Funai local, Yuri Vasconcelos, ao parabenizar as ações realizadas em conjunto com o povo indígena. Em nome da Funai, ele propôs como encaminhamento que seja realizado um encontro entre as lideranças comunitárias, juntamente com a cacica Francisca Bezerra da comunidade Lagoa do Tapará e o prefeito Emídio Júnior.

De acordo com Cícero Militão, os encaminhamentos da reunião “serão dialogados de modo a definir esse futuro encontro entre as representações indígenas, o órgão federal e o gestor municipal para colocar em pauta assuntos de interesses das comunidades”.

A reunião contou, também, com a participação do cacique Antônio (Ladeira Grande), a liderança indígena Raimundo, a cacica Francisca Bezerra, além de Aucides Sales e Cleiton Bezerra representado o movimento indígena Okarusupytã.

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas