Por que os artistas locais não são valorizados no Rio Grande do Norte?

Podemos dizer que é uma vergonha o descaso com que os artistas locais do estado do Rio Grande do Norte são tratados pelos governantes no poder, atualmente. Há dinheiro para contratarem artistas com cachês de outras cidades, muito dinheiro mesmo, mas quando é para pagar um artista local não há verbas, o orçamento está ultrapassado ou o artista não merece ser pago.

É lamentável o que ocorre no Rio Grande do Norte e, principalmente, na cidade de Natal. Nós, artistas locais, também temos famílias e contas a vencer, nós também precisamos pagar boletos e nos vestir. Não fazemos arte apenas por amor. Fazemos arte porque somos profissionais capacitados e já mostramos isso ao Brasil e ao mundo.

Temos artistas na televisão, no cinema, no teatro mostrando que os potiguares são muito bons nas artes e culturas em geral, não ficamos atrás de ninguém. Temos os exemplos da atriz Titina Medeiros e Alice de Carvalho, grandes profissionais. O governo do estado junto com a prefeitura da cidade de Natal, estão mostrando que incompetência junto a descuido não atrai público de fora, porque quem conhece da cultura e das artes não vem para um lugar que não move uma palha para o bem dos seus artistas, ao contrário, os deixam morrerem de fome.

Tem quem olhe para o prato antes de comer, senhor prefeito e senhora governadora. Vamos cuidar dos nossos artistas para fazermos bonito lá fora. Afinal, todo mundo quer dizer que teve uma pontinha de incentivo quando o artista se destaca por seus méritos e nunca, nunca mesmo recebeu uma moeda de vocês nem como patrocínio.

Todo mundo gosta de ver um artista local abrindo um show de um cantor nacional ou internacional famoso que recebeu antecipadamente o seu cachê e o embolsou discretamente porque sem cachê adiantado não vem para este fim de mundo que é o Rio Grande do Norte em matéria de incentivo à cultura, mas ninguém sabe que aquele mesmo artista que está se esforçando para estar ali no palco, no horário contratado, dando o máximo de si por um reconhecimento sequer receberá o seu cachê porque a prefeitura ou o governo do estado do Rio Grande do Norte diz faltar verbas para pagar. Que vergonha! Que mentira! Que descaso!

Mais recentemente, ocorreu com o espetáculo “Um presente de Natal 2025”, nos palcos do estado do Rio Grande do Norte, há mais de 28 anos abrindo o Natal da nossa cidade, e neste ano foi cancelado em cima da hora da sua primeira apresentação com a alegação de que não há verbas para pagar os artistas. Não há, creio eu, vontade de ajudar, reconhecimento, valorização do profissional. Falar é fácil. Se esconder por trás de um birô, secretários babões e assessorias que mal sabem se expressar nas mídias é fácil, difícil é colocar a cara a tapa e dizer a verdade.

Infelizmente, nossos governantes fingem gostar de artes e culturas porque quem ama cuida. Acabaram com o nosso grupo teatral Clows de Shakespeare da Casa da Ribeira, acabaram com o nosso teatrinho Jesiel Figueiredo do nosso querido bairro do Alecrim, e acabaram com os nossos cinemas do bairro Cidade Alta. Aos poucos vão destruindo os nossos circos, os nossos parques com rodas gigantes, e silenciando os nossos palhaços e artistas, que ao invés de risos, acabam chorando, sozinhos, as suas dores do abandono de quem deveria cuidar.

Por que somos um estado de poucos leitores, de muitos analfabetos funcionais, de apenas um teatro público e de uma única biblioteca pública com um acervo de pequenos livros de clássicos da literatura, só para começarmos chamando a atenção dos nossos governantes? Eu teria vergonha de dizer que sou uma professora, e  na minha casa não ter um pão para dar a um artista! Também teria vergonha de querer investir milhões em parques ambientais pondo em risco a mata atlântica e não querer pagar um pequeno cachê a um artista local que não pode viver tão somente da sua arte, porque a cidade onde mora nega isso, não tem o cuidado de pagar o que deve para ele. Falta cuidado aos nossos artistas.

O descaso começa quando entra dezembro e sai dezembro e vemos tantos artistas desmotivados porque não têm dinheiro para comprar uma árvore de Natal para a sua casa, fazer um jantarzinho melhor para as suas famílias, pagar as suas dívidas que vão se acumulando ao passar dos meses ou comprar um presentinho para os seus filhos, porque a prefeitura da cidade de Natal e o governo do estado do Rio Grande do Norte preferem guardar o dinheiro para contratar artistas de fora.

Sim, santo de casa não faz milagres, mas é melhor começar a fazer o dever de casa sem cola do que mais tarde ser reprovado num ENEM cultural da vida. Não nos calarão! Enquanto houver um artista no Rio Grande do Norte haverá espetáculo porque arte e cultura são movimentos que se perpetuam pelos quatro cantos do mundo! É lindo tirar fotos com artistas locais quando se tornam famosos! É lindo também respeitar o que é nosso! E hoje tem espetáculo? Tem não, senhor, porque hoje as artes e culturas do Rio Grande do Norte choram a sua dor, a dor que deveras sente!

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas