Obra inédita sobre rezadeiras potiguares reúne 30 anos de pesquisa

Na tarde desta quinta-feira (21/08), no horário estipulado, o salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN) começou a recepcionar as primeiras pessoas para o lançamento do livro “Rezadeiras do Rio Grande do Norte”, do escritor e folclorista Gutenberg Costa.

Em clima de reencontros e confraternização, muita gente amiga fez questão de entrar na fila já com seus livros em mãos à espera da ilustre dedicatória. E foi chegando mais pessoas, até lotar a casa de memória apropriada para a sessão de autógrafos. Ainda mais recheada de um bate-papo com Iaperi Araújo sobre medicina popular, que fez pareia com a rezadeiras dedicadas à tradição popular de curar através de orações e ervas.

Enquanto contava trechos do livro e respondia a perguntas do público, Gutenberg convidou a rezadeira Dona Salete e o rezador Rogenildo Silva para compor a mesa ao seu lado juntamente com Iaperi, que logo cuidou de benzer o colega escritor.

“O meu livro sonhado, esperado, sofrido, mas está aqui um sonho realizado, Um filho como dizem, o caçula”, desembucha Gutenberg sobre a sua nova obra literária que conta com apresentação do médico e folclorista Iaperi Araújo, além do comentário de orelha da presidente do IHGRN, Joventina Simões.

Resultado de 30 anos de pesquisa, a primeira publicação dedicada inteiramente às rezadeiras do estado inaugura o selo editorial do Instituto Histórico e Geográfico. A edição especial é limitada a 300 exemplares numerados. Em meio a biografias e crendices populares, “Rezadeiras do Rio Grande do Norte” é fonte de memória e resistência ancestral.

// Fotos: Rogério Msrques / Coletivo Foque

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas