
É com profundo pesar e imensa reverência que comunicamos o falecimento de Mestra Maria de Lurdes Paulino Xavier – Mestra Lurdes Juremeira, mulher de sabedoria ancestral, guardiã da Jurema Sagrada e referência maior da cultura popular potiguar.
Natural do município de Araçá, Mestra Lurdes construiu sua trajetória de vida entre as águas e os mangues do Rio Potengi. Foi na comunidade do Mosquito, às margens do rio, que viveu grande parte de sua caminhada, pescando, rezando e curando com as forças da natureza. Seu velório está sendo realizado em sua própria casa, na comunidade que a viu crescer, acolher e cuidar de tantos com suas bênçãos e saberes.
Benzedeira, marisqueira, pescadora artesanal e agricultora, Mestra Lurdes dedicou sua vida à cura, à reza e à preservação dos saberes tradicionais da Jurema Sagrada. Desde sua mãe e seus avós, herdou o dom e a responsabilidade de zelar pelas ervas e pelos encantos da tradição afroameríndia, tornando-se matriarca do Ponto de Cultura Terreiro Mestre Manoel Quebra Pedra, em Jardim Progresso, Natal/RN.
Em reconhecimento à sua trajetória, foi agraciada com importantes honrarias:
– Prêmio Mestra da Cultura Afroameríndia, concedido pela Fundação José Augusto e pela Secretaria de Cultura do Estado do RN, através da Lei Paulo Gustavo;
– Prêmio Manoel Marinheiro, concedido pela FUNCARTE, da Prefeitura de Natal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB);
– Prêmio de Ponto de Cultura, através da Lei Cultura Viva, reconhecendo seu papel como mestra e patrimônio vivo da cultura tradicional brasileira.
O sepultamento será realizado hoje, às 16h, no Cemitério Municipal de Araçá, sua terra natal.
Enquanto o corpo da Mestra retorna à terra, a Cidade da Jurema está em festa, celebrando a passagem de uma grande mulher que agora se junta aos encantados. Sua luz e sua força seguem guiando os caminhos da cura, da fé e da ancestralidade.
Axé, Mestra Lurdes Juremeira. Sua voz ecoa nas matas, nas águas e no coração do povo.
🌿✨
Ponto de Cultura Terreiro Mestre Manoel Quebra Pedra
Instituto Pindorama
O Coletivo Foque manifesta profundo sentimento de respeito e admiração à mestra Lurdes Juremeira, que nos deixa um grandioso legado de fé e ancestralidade.





