Legalização do aborto: “Nosso corpo nos pertence, respeitem nossa decisão”

Foto: Rogério Marques / Coletivo Foque

A descriminalização e legalização do aborto é um tema polêmico que nos faz refletir sobre a vida das mulheres na atual sociedade de classe, com resquícios do patriarcado.

O fim da escala 6×1 é uma proposta que em parte diminui a jornada de trabalho das mulheres no ambiente de trabalho, porém, essa jornada exaustiva se encontra também em casa. Cuidar da família, especialmente das crianças, é um trabalho cansativo. Você não cuida só da criança, tem casa pra limpar e organizar, a comida pra fazer, e muitas vezes a mulher não conta com a contribuição da família. Muitos homens não contribuem com os afazeres domésticos, as mulheres estão sobrecarregadas sempre.

Em meio a toda essa jornada sobrecarregada de responsabilidades, a descriminalização do aborto e sua legalização é a solução para as mulheres que sofrem uma gravidez indesejada. Seja por esquecimento de usar um método contraceptivo ou vítima de violência, como um estupro.

O debate sobre a descriminalização e legalização do aborto é fundamental para a saúde das mulheres. O dever do estado é se preocupar com políticas públicas que respeitem a decisão delas em continuar uma gravidez indesejada ou interromper quando bem quiser.

Nosso corpo nos pertence. Respeito às nossas escolhas.

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas