
O IX Seminário Internacional de Práticas Educativas: Educação e Sustentabilidade, realizado em Mamanguape/PB, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2025, consolidou-se como um dos mais relevantes encontros acadêmico-científicos do país no campo das práticas educacionais voltadas à sustentabilidade, à inovação pedagógica e à formação de educadores. Desde sua criação, a iniciativa vem sendo idealizada, organizada e conduzida pelo professor PhD Paulo Palhano (UFPB), cuja atuação intelectual e liderança acadêmica têm sido decisivas para a continuidade, projeção e qualificação científica do evento.
Em sua nona edição, o seminário ampliou o diálogo entre universidades brasileiras e instituições internacionais, tendo a presença de pesquisadores da África, Cuba, Argentina, Chile e Portugal, favorecendo o intercâmbio de pesquisas, metodologias, além de experiências sobre educação ambiental, educação libertadora, didáticas inovadoras e políticas públicas para a sustentabilidade.
A curadoria científica coordenada pelo Professor Palhano, junto a um seleto corpo docente que contempla diversas áreas do campo acadêmico, garantiu o rigor teórico-metodológico das mesas temáticas, minicursos e apresentações de trabalhos durante o evento realizado de forma remota, facilitando a acessibilidade para os participantes desse encontro.
O Grupo de Trabalho 1: “saberes e práticas de povos originários e étnicos: Indígenas, Camponeses, Quilombolas, Ciganos, Ribeirinhos, Barragens e Amazônicos do Brasil, América Latina, América Central, África e outros países” teve a apresentação de trabalhos relevantes no campo acadêmico e da educação brasileira. Foram apresentados temas que rompem com paradigmas vinculados a discursos coloniais e hierarquizantes, proporcionando um debate criativo e libertador, segundo o que propõe a pedagogia libertadora freiriana.
Os mediadores foram: Dr. Tiago Tendai Chingore – Universidade Licungo de Moçambique; o PhD Paulo Roberto Palhano Silva – University Saint Demi – Paris – França – GEPeeeS-UFPB; o doutorando indígena Pedro Lobo Potiguara – Baia da Traição – PB; e a Dra. Helen Cristina Picanço Simas – Departamento de Letras – CCAE – UFPB.
A equipe do Museu Câmara Cascudo-MCC/UFRN – composta pelo Professor Olavo Fontes Magalhães Bessa (Diretoria do MCC/UFRN), Jussara Galhardo Aguirres Guerra (Antropologia), Jailma da Silva Medeiros (Estudos Culturais-MCC) e Alisson Rodrigues Soares (bolsista do projeto de Extensão Universitária) –, inscreveu-se no seminário com o artigo intitulado: Gestão participativa e decolonial no Museu Câmara Cascudo/UFRN: patrimônio cultural, memória social, identidade étnica e resistência dos povos indígenas no Rio Grande do Norte. A apresentação do trabalho foi realizada por Jussara Galhardo, cuja exposição foi seguida por uma intervenção elogiosa do Professor Paulo Palhano, que destacou a trajetória de luta e o compromisso da pesquisadora com os povos indígenas no Rio Grande do Norte.
O Professor Paulo Palhano apresentou, no GT-1, o trabalho intitulado “Paulo Freire e Pierre Bourdieu junto à etnoeducação indígena Potiguara: a pedagogia da existência e das tradições”. A proposta reafirma seu compromisso histórico com a construção de uma educação transformadora e emancipadora, especialmente junto ao povo Potiguara da Paraíba, com o qual mantém uma convivência de longa data. Sua atuação também se destaca no Rio Grande do Norte, onde tem dedicado apoio contínuo aos povos indígenas Potiguara e Tapuia, desenvolvendo um trabalho permanente e incansável.
O trabalho do Professor Paulo Palhano no cenário educacional brasileiro tem o reconhecimento da comunidade acadêmica e tem contribuído para fortalecer redes de pesquisa, valorizar práticas educativas inovadoras, promovendo debates essenciais para o enfrentamento dos desafios contemporâneos na formação docente e discente, buscando por meio de uma educação libertadora o protagonismo ativo em busca da transformação social, conectando o aprendizado à vida e à luta contra a opressão.
Parabenizamos o Professor Paulo Palhano e toda a equipe organizadora envolvida nesse relevante encontro acadêmico!






