
As iniciativas de Memória e Museologia Social do RN realizaram o seu IV Encontro Estadual no último dia 13 de dezembro no Museu Nísia Floresta.
O Encontro contou com uma programação composta de exposições de experiências, capacitações, rodas de conversa, debates, feiras de livros, gibis e cordéis; além de apresentações culturais.
O IV Encontro foi um momento para o fortalecimento dos Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN. Nesse encontro, foram tiradas algumas deliberações políticas que sinalizam para o fortalecimento e ampliação do movimento de museologia social no Rio Grande do Norte.
Entre as deliberações do Encontro destaque para:
1- A decisão de apresentar a SECULT-RN / Governo do Estado, propostas de Fomento aos Pontos de Memória e Museus Comunitários e de Projetos em rede; e um edital específico da PNAB para o segmento.
2- Fortalecer e ampliar parcerias junto a Instituições Públicas com atuação nas áreas da Cultura, Educação, Desenvolvimento Local e de Turismo.
3- Desenvolver projetos para ampliação do número dos Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN.
4- Definir um calendário integrado de eventos para fortalecer os projetos e ações desenvolvidos pelas iniciativas de museologia social em diversas regiões do estado.
5- Trabalhar pelo desenvolvimento institucional dos Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN e fortalecimento da rede.
⮞ FOTOS: Raimundo Melo / Laura Cecília












