“Cores do Nosso Samba” celebra 10 anos de história e diversidade na cena cultural de Natal

Foto: Bruno Martins

O Cores do Nosso Samba comemora, em 2024, uma década de existência, consolidando-se como a roda de samba mais longeva de Natal/RN conduzida por uma mulher. Sob a direção artística da cantora e compositora Valéria Oliveira, o projeto mantém, ao longo dos anos, um compromisso firme com a tradição, diversidade e democratização cultural.

As cores dessa roda transcendem suas características estéticas. Com um cenário composto por toalhas de retalho coloridas, colchas de fuxico, tapeçarias e luminárias que remetem às tradições artesanais potiguares, a “roda mais colorida da cidade” vem fortalecendo a cena cultural local e dando destaque ao samba potiguar. 

Com o propósito de promover um rico intercâmbio artístico, alinhado à pluralidade da música popular brasileira, o Cores do Nosso Samba, ao longo de sua trajetória, já recebeu mais de 60 convidados de diferentes gerações, entre artistas potiguares e de várias regiões do Brasil.

Para Raphael Almeida, diretor musical da roda, essa característica enriquece o projeto e faz da roda “um espaço livre e democrático para a escolha de repertório e palco para apresentação de obras autorais“, destaca.

Para celebrar os 10 anos de projeto, Valéria Oliveira prepara uma grande comemoração que tem início no dia 09 de novembro (sábado), no Alpendre – Natal Shopping. Serão cinco horas de programação gratuita, que inclui um show especial de abertura, a apresentação da Roda Cores do Nosso Samba, composta por Valéria Oliveira, Raphael Almeida (direção musical e cavaco), Jubileu Filho (7 cordas), Jane Eyre (flauta transversal e sax), Kelliney Silva, Ninho Brasil, Aluízio Pizão e Toninho Melé (percussões), e Michelle Lima (vocal). A ocasião contará ainda com cantores, cantoras e músicos convidados, intervenção artística com a temática do samba e DJ na abertura e intervalos.

No dia 10 de novembro (domingo), a cantora, instrumentista, compositora e diretora musical Nilze Carvalho realizará uma roda de conversa com musicistas, cantoras potiguares, grupos dedicados à promoção do samba e choro, além de projetos socioculturais. Em breve, a produção divulgará mais detalhes sobre a atividade e o processo de inscrição no perfil oficial do projeto no Instagram. As comemorações não param por aí. O projeto já prepara mais uma edição especial da roda de samba para dezembro, que será divulgada em breve.

Com prêmios que reforçam sua importância, como o Prêmio Dosinho no Carnaval de 2020, o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2018 e 2022, além do Troféu Cultura de Melhor Show em 2018, o projeto se firma como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural de Natal.

A celebração de 10 anos do Cores do Nosso Samba é uma produção da Green Point em parceria com Valéria Oliveira Produções e conta com o apoio cultural do mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio e do Sebrae RN (oficina). É uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO  

Cores do Nosso Samba – 10 anos

Data: 9 de novembro, a partir das 18h  

Local: Alpendre – Natal Shopping  

Entrada gratuita

Para mais novidades, siga: @coresdonossosamba

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas