
A capital potiguar recebe nesta sexta-feira (12/09) mais uma Conferência Livre preparatória para as Conferências de Direitos Humanos que acontecem em todo Brasil em 2025. O evento será realizada no Auditório do NEPSA, na UFRN, das 13h30 às 18h.
A jornada rumo a 8ª Conferência de Direitos Humanos começou no dia 2 de setembro com a Conferência Livre da População em Situação de Rua, seguida da Conferência Municipal de Ceará-Mirim, dia 5, e da Regional de Mossoró que ocorreu nesta terça-feira dia 9.
A Conferência Livre cumpre o importante papel de fortalecer a luta dos direitos humanos e dialogar com a sociedade civil sobre temas como memória, verdade, justiça e reparação. “Em um cenário onde as marcas do autoritarismo da ditadura civil-militar ainda se fazem presentes no Brasil, discutir aspectos da justiça de transição e memória é fundamental para consolidação da democracia e justiça às vítimas desse período de barbárie da história brasileira”, afirma a nota publicada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDH/UFRN).
Além de encaminhar propostas para as etapas estadual e nacional, a Conferência vai eleger delegadas e delegados para a 8ª Conferência Estadual de Direitos Humanos do RN, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro em Natal, e a 13ª Conferência Nacional, marcada para dezembro em Brasília.
Vai lá!
Conferência Livre de Memória, Verdade, Justiça e Reparação
Sexta-feira, 12 de setembro, das 13h30 às 18h
Auditório do NEPSA – UFRN
Organização: CRDH/UFRN, Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça do RN (CEV/RN); mandato da deputada federal Natália Bonavides, Pós TV DHnet, centros acadêmicos da UFRN (CAAC, CASS, CAHIS) e entidades parceiras