Desde julho, com o lançamento oficial da campanha “Por um Conselho sem Assédio Moral” que contou com parcerias de peso como o Ministério Público e a Superintendência Regional do Trabalho, o Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional (Sinsercon/RN) vem reforçando o debate sobre a necessidade de combater toda forma de opressão.
“A gente teve essa iniciativa exatamente porque a forma de assédio moral dentro dos conselhos é muito grande e diversas”, declara o presidente do Sinsercon/RN, José Dantas, ao apontar que a prática do assédio moral é um mal terrível que adoece as pessoas. “Então, essa campanha é para o servidor de Conselho se empoderar e poder fazer sua denúncia”.
Para o representante da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte, Cláudio Gabriel, “essa é uma questão muito presente no mundo do trabalho que merece o combate necessário, mas também o esclarecimento e a reflexão sobre esse tema”. Na sua opinião, “exatamente essa luta coletiva, essa unidade de força e de propósito que nos permite superar os problemas que nos afligem”.

⮝ Selfie feita por Alessandro Oliveira junto com servidores do Conselho Regional de Contabilidade.
Nessa jornada de enfrentamento ao assédio moral, servidores do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RN) não descolam da luta. “Estamos fazendo nossa ação por um conselho sem assédio moral. Todas as terças-feiras estaremos vestindo essa camisa, como definido em nossa assembleia extraordinária que ocorreu no dia 2 de outubro”, afirma Alessandro Oliveira, diretor do CRC/RN.
Abaixo essa violência,
Vamos combater o mal,
Lutando por um Conselho,
Sem o Assédio Moral,
Pois isso não é frescura,
E esse mal já tem cura,
Em nossa esfera legal.
Assim como no cordel do poeta Marcelo Fernandes, é preciso combater o Assédio Moral e garantir um ambiente de trabalho com respeito e valorização profissional. Foi pensando nisso que o Sinsercon/RN convocou o Coletivo Foque para preparar essa campanha como forma de resistir e romper com o silêncio. Para tanto, é preciso estar atento e forte.
A campanha “Por um Conselho sem Assédio Moral” busca provocar reflexão e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, onde a dignidade seja respeitada e práticas de assédio moral sejam identificadas, combatidas e eliminadas.