Campanha global pela libertação da Palestina

Fotografia: Rogério Marques / Coletivo Foque

 

Mais de 100 organizações estão mobilizadas em defesa do povo palestino e pelo fim das relações militares entre Brasil e Israel.

Nesta quarta-feira (03/7) ocorreram manifestações em todo o Brasil pelo Embargo Militar a Israel. A iniciativa partiu do movimento que realiza campanhas de boicote a produtos israelenses, conhecido como BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções).

Segundo o BDS Brasil, as ações da campanha global pela libertação da Palestina têm o objetivo de pressionar pelo fim imediato de todos os acordos no âmbito da Defesa e Segurança e das licenças de exportação e importação de equipamentos militares mantidos com Israel, armas que têm sido utilizadas no genocídio cometido contra o povo palestino em Gaza, desde outubro de 2023, e que já deixou quase 38 mi mortos e 90 mil feridos.

Focos da campanha

// Encerrar imediatamente todas as transações comerciais com empresas israelenses e suas subsidiárias para a compra ou venda de armas e tecnologias;

// Revogar a licitação do projeto VBC OAP 155 mm SR (Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155mm Sobre Rodas), vencida pela empresa Elbit Systems, maior empresa de tecnologia militar de Israel;

// Cancelar o contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI), que pode chegar a R$ 86 milhões de reais, para manutenção de drones via presumida inexigibilidade de licitação;

// Embargo à exportação e de petróleo para Israel, sendo o Brasil um dos dos principais fornecedores. O combustível abastece jatos e tanques nos ataques contra a população civil.

Genocídio em Gaza

Os ataques do governo de Benjamin Netanyahu continuam tanto em Gaza, quanto na Cisjordânia. Por isso, é preciso reforçar toda forma de mobilização e atos como o ocorrido nesta quarta-feira em São Paulo, em frente ao Comando Militar do Sudeste II Exército.

É preciso que o mundo inteiro avance junto à luta para pressionar os governos cúmplices dos crimes de genocídio israelense. O Coletivo Foque é mais uma voz a fortalecer a solidariedade de classe em defesa do Povo Palestino.

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas