
Na última semana, o IFRN Campus Mossoró presenciou o início das mobilizações estudantis contra as novas medidas elitistas da gestão. Diante do alcance das ações e publicações, parte da administração começou a espalhar informações falsas, tentando deslegitimar o movimento.
Chegaram a afirmar que as mobilizações não estavam sendo conduzidas por estudantes, mas por pessoas externas à instituição, o que é uma mentira. O movimento estudantil é autônomo e garantido pela Lei do Grêmio Livre. Quem define suas pautas, rumos e formas de luta são os próprios estudantes. Nenhuma das ações realizadas ou que ainda serão realizadas ocorre sem decisão e protagonismo estudantil.
Também foi inventado que ocuparíamos o campus, e até a Polícia Civil chegou a fazer rondas no local. Sempre deixamos claro: não somos baderneiros, nem arruaceiros. Todas as nossas manifestações têm sido pacíficas e organizadas. A batucada que realizamos, e que voltará a acontecer, é para que nos escutem. Se nossas vozes não foram ouvidas em reuniões e conversas, agora ecoarão nos protestos.
As mentiras criadas sobre nós não nos intimidam nem nos desmobilizam. Seguimos firmes e unidos, lutando pelos direitos dos estudantes. Reafirmamos também que blogs que publicam matérias tendenciosas não nos rebaixarão. Nossa luta vai muito além do uso de fardas: ela é contra um projeto autoritário, excludente, elitista, precarizado e sucateado de instituição.
Nós, estudantes, seguimos na luta e não cairemos no falso discurso de diálogo daqueles que nunca nos ouviram de verdade. Reuniões já aconteceram, e nada foi resolvido. As mentiras divulgadas são a prova de que têm medo da força e da voz dos estudantes que se recusam a continuar submissos a um projeto mesquinho e desconectado da realidade.
…
Centro Acadêmico de Matemática Eliza Veras da Silva
IFRN – campus Mossoró
Gestão Avança M.E





