Brincadeiras através do imaginário popular

por ALUIZIA FREIRE // Professora e historiadora
Fotos: Aluizia Freire

Folclore são manifestações artísticas e culturais de um povo. As brincadeiras infantis fazem parte desse imaginário popular que permanecem vivas nas brincadeiras das crianças e adolescentes. Percebemos isso no ambiente escolar quando desenvolvemos atividades lúdicas que são muito prazerosas para a turma.

Neste 22 de agosto, Dia do Folclore, a nossa aula do 7º ano no Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, município de Ruy Barbosa, fez um resgate de muitas brincadeiras ao construirmos brinquedos com materiais recicláveis, fazendo pião com tampa de latinha, jogando bola de gude, pulando corda, entre outras atividades. Isso nos fez refletir que essas brincadeiras são possíveis atualmente. Em cada rosto você percebia uma enorme alegria ao construir seus brinquedos coletivos.
Ao fazer esse resgate, ao construir brinquedos que fizeram parte das nossas vidas e vemos crianças e adolescentes construindo e brincando,  percebemos o quanto isso é importante para a aprendizagem.
Eu posso dizer que tive infância, brinquei de tudo isso com muita alegria e prazer. Percebemos hoje que as brincadeiras tradicionais não estão fazendo parte do cotidiano. Isso é resultado das novas tecnologias, celular, tablete, computador, as redes sociais que muitas vezes isola crianças e adolescentes das amizades e do convívio familiar. Cada vez mais, percebemos a juventude refém das tecnologias.

As brincadeiras antigas são de grande auxílio no desenvolvimento da criança, beneficiando a saúde física, emocional e intelectual. Através delas, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a interação social, aprendendo a conviver e respeitar o outro.  São as brincadeiras que estimulam a coordenação motora os levando a sair do sedentarismo presente no cotidiano da juventude.
De acordo com Souza (2018), as crianças possuem inúmeras formas de pensar, brincar, falar, aprender e navegar nessas línguas que se refletem no seu cotidiano, na escola, na família, construindo sua identidade. No entanto, as crianças podem imaginar, falar, fantasiar, coletar e reconstruir o mundo da infância. Porém, é importantíssimo proporcionar às crianças e adolescentes brincadeiras que estimulem suas habilidades.
O objetivo desse resgate da construção dos brinquedos por alunas e alunos é fazer com que observem como é prazeroso brincar com as suas próprias produções, saindo um pouco do mundo virtual. Enquanto educadora, devo ter como metodologia essa preocupação de interação da turma com a construção do mundo das brincadeiras tradicionais e construindo seu   próprio brinquedo.
Quando as crianças brincam, aprendem o que acontece por meio da brincadeira, criando, recriando e repensando seus eventos imaginativos. E desenvolvem o aprendizado de uma forma divertida. Mas os jogos nem sempre são guiados da mesma forma. Jogar de diferentes maneiras contribui para uma aprendizagem que tem a função educativa de promover a construção do crescimento e da vida.
Temos a compreensão da importância da brincadeira enquanto processo de aprendizagem na educação infantil e dos adolescentes. Isso é essencial. Brincar é uma forma de interagir e crescer junto com outras crianças e com o mundo em que vivem. Vale ressaltar que as escolas de educação infantil devem proporcionar às crianças um ambiente de qualidade que favoreça o crescimento infantil, promova a interação social e enriqueça a imaginação das crianças. Pois, elas aprendem por meio de jogos e transformam momentos divertidos em aprendizagens significativas.

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