Tibirá Festival leva Orgulho LGBTQIAP+ para o Centro Histórico de Natal

Fotografia: Rogério Marques

“Luta e Vida”, esse é o mote do Tibirá Festival no dia do Orgulho LGBTQIAP+, que contará com roda de conversa, ato político e cultural na próxima terça-feira (28/6) na praça Padre João Maria, no Centro Histórico de Natal.

As atividades fazem parte do calendário da Diversidade Sexual durante todo mês junino, quando é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A data lembra a histórica Revolta de Stonewall contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados pela população LGBTQIAP+, em 28 de junho de 1969.

 Inundar a praça com as cores do arco-íris 

A LGBTfobia, uma das principais marcas da violência contra direitos humanos no Brasil, está nas entranhas das estruturas de poder desse país onde mais se mata pessoas LGBTQIAP+ no mundo.

Só no ano de 2021 foram registradas 316 mortes, segundo o Dossiê de Mortes e Violência contra LGBTQIAP+. A grande maioria eram mulheres trans e travestis, de acordo com o Dossiê de Assassinatos da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). A região Nordeste está marcada como a que teve mais LGBT+ vítimas de mortes violentas, 35% dos casos, seguida do Sudeste com 33%. São Paulo é o estado onde ocorreu o maior número de mortes, 42 vítimas o equivalente a 14%, seguido da Bahia com 32 mortes, Minas Gerais com 27 e Rio de Janeiro 26.
Diante dessa triste realidade, é preciso inundar todos os espaços com as cores do arco-iris, não apenas nesta data e nesse evento, mas sempre. Um dos organizadores do Tibirá Festival, Preciawá Porãngueté aponta que essa é uma atividade em alusão a um dia de luta, mas também que marcha contra as opressões estabelecidas por uma sociedade heteronormativa. E faz o convite para você participar desse movimento por respeito aos direitos humanos.

 Orgulho LGBTQIAP+ 

Tamanha força da mobilização levou a uma ação vitoriosa do Ministério Público Federal, que obriga o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluir no Censo Demográfico, neste ano de 2022, a pergunta sobre orientação sexual e a identidade de gênero. Mais uma conquista histórica da luta que segue em busca de políticas públicas como saúde integral e de combate à LGBTfobia na real.
 » Confira a programação 
10h – Roda de diálogo indígena LGBTQIAP+ em contexto urbano
11h – Leitura do cordel “Homossexualidade – História e Luta, de Nando Poeta e Varneci Nascimento
        – Ato “Grito LGBTQIAP+ na Assembleia Legislativa do RN
        – Almoço
14h – Oficina: Escrita poética entre pessoas LGBTQIAP+, com Ju Nayd
15h – Sarau da Diversidade
16h – Show do “Coco Catimbozado”
17h – Olga Devana: Performance Geni
18 – Cine Guieté com a exibição do filme Tatuagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas