FÁBIO DE OLIVEIRA // Diretor de comunicação/Gamboa do Jaguaribe

O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, em parceria com a Odara Produtora, promovem a 19ª edição do Cineoka no próximo domingo, 6 de fevereiro às 14h. O evento realiza amostras de produções audiovisuais realizadas por indígenas de todo o país. Na ocasião, será exibido o filme A Terra de Frente sob direção e roteiro de Thiago Cóstackz.

O filme conta a jornada do artista e sua equipe durante a expedição à Amazônia e à Groenlândia, mostrando muitos dos problemas ambientais que impactam e interconectam esses locais. Utilizando o poder instigador de sua arte, Cóstackz instalou diversas obras de arte que faziam conexão direta com problemas encontrados nesses locais, realizando, ainda, performance sobre um iceberg no Oceano Glacial Ártico e uma dança cerimonial com indígenas Tuyucas no meio da Floresta Amazônica no Brasil.
O filme exibe, ainda, trechos de entrevistas com importantes lideranças indígenas, como Sônia Guajajara e o Pajé Bire Huni Kuin da etnia Kaxinawa, a ativista e exploradora Céline Cousteau e os cientistas Ingibjörg Svala Jónsdóttir, Paulo Artaxo e Olafur Ingolfsson. 
Com a finalidade de emocionar e conscientizar os espectadores sobre a gravidade do momento atual e a urgência de se assumir as responsabilidades que vêm com o status de espécie dominante, sobretudo nesse momento de grandes transformações em nosso Planeta. Por meio de ciência, de fatos recentes e de sua própria poesia, Cóstackz nos conta sobre essa jornada quando ele encarou “A Terra de Frente”.
Thiago Cóstackz pertence ao povo indígena potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim/RN. Artista plástico multimídia, documentarista, escritor, compositor e ativista ambiental e dos direitos LGBTQIA+. Membro do C2H – Cóstackz e Hjörvar, duo musical que forma com o artista islândes Hjörvar Hjöleifsson.
Além da exibição seguida de debates sobre o documentário, o Cineoka conta com outras atividades como rodas de peteca, exposição de artefatos e artesanatos indígenas, venda de comidas típicas, diálogos sobre as questões socioambientais e culturas indígenas, exposição fotográfica do ato Levante Pela Terra de Damião Paz (@pixoreh) e Fábio de Oliveira (@taangahara).
O evento estará aberto a expositores externos que desejem expor seus produtos e serviços de forma gratuita. Reforçamos que não dispomos de mesa e mostruários, cada expositore ficará responsável pela forma como irá expor.
 
Fotografia: Fábio de Oliveira
A proposta do Cineoka é trazer questões referentes às culturas indígenas e tradicionais, as etno histórias, costumes, lutas e resistências a fim de fortalecer, valorizar e difundir as identidades, além da conscientização da preservação ambiental por meio da exibição de curtas e longas-metragens regionais e/ou nacionais e debates. São priorizadas produções realizadas por povos indígenas e tradicionais. Também visamos fortalecer os nossos por meio das múltiplas expressões artísticas.
O evento é aberto ao público de todas as idades, gratuito e a contribuição é consciente. Toda a arrecadação das contribuições será para custear os trabalhos dos membros do espaço e da produção do evento.
NOSSO CRONOGRAMA:
Dia 6 de fevereiro:
14h | Recepção
15h | Jogos Indígenas, diálogos e exposição de artefatos e artesanatos
17h  | Exibição do documentário e debates
18h  | Encerramento.
OBS: O acesso à trilha e ao lago não estarão disponíveis durante o evento.
Ainda seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), lembramos que a presença no espaço se faz com o uso da máscara e higienização com álcool 70%.
O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe localiza-se na Rua Novo Paraiso S/N – Bairro Redinha na zona norte de Natal/RN.
Informações podem ser obtidas nas redes sociais do Gamboa do Jaguaribe ou através dos contatos telefônicos: 84 998376368 (Fábio) ou 84 988380585 (Railda).
T’ÎASÓ CINEÓKYPE!
Jaha Cineoka Kety!
Vamos ao Cineoka!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here