
O campus Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte [IFRN], fechado desde o início da pandemia de covid-19, será reaberto no segundo semestre deste ano com turmas de mestrado.
A ideia para 2026 é inaugurar o Centro de Tecnologia e Cultura com ações voltadas para tecnologia, cultura, inovação e empreendedorismo. Além de oferecer exposições, cinema, rádio, oficinas de dança, teatro, artes visuais, audiovisual. O local, também, terá um espaço de trabalho compartilhado [conhecido como coworking].
Para o professor José Arnóbio, reitor do IFRN, o objetivo é compartilhar com a comunidade múltiplas atividades voltadas à educação. “Um espaço da cultura e da tecnologia”.
O atual auditório será transformado em cineteatro. Juntamente às atividades educacionais e artísticas, o Fab Lab [aboratório de fabricação digital] poderá ser utilizado por estudantes e escolas municipais. O Museu do Brinquedo e o Memorial da instituição funcionarão no andar térreo. O professor Arnóbio acredita que a reabertura do espaço ainda terá um simbolismo para a Cidade Alta com a perspectiva de atrair mais pessoas para o Centro Histórico de Natal.
O IFRN Campus Cidade Alta passou a funcionar em 23 de setembro de 2009. Em abril de 2016 foi inaugurada uma nova Unidade no bairro das Rocas para onde foram transferidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre os anos de 2016 e 2020. A ideia de anexo acabou abrigando toda a atividade da unidade localizada na Rio Branco.