
O Dia do Servidor Público (28/10) ocorre em meio à luta em defesa do serviço público e dos servidores federais, estaduais e municipais que se mobilizam no país inteiro contra a Reforma Administrativa.
O SINASEFE Natal em parceria com o SINTEST/RN e o SINDPREVS seguem em caravana para participar das atividades da paralisação nacional. Na quarta-feira (29/10) haverá jornada de lutas em Natal e em Brasília. Além de atos e assembleias nos estados, a programação no Distrito Federal inclui a Marcha Unificada do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, com concentração às 9h, no Museu Nacional.
Em âmbito estadual, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta – SINSP/RN, publicou Nota em saudação aos mais de 100 mil servidores e servidoras públicas do Estado do Rio Grande do Norte. “Essa data, dia 28 de outubro, é muito mais que um dia de comemoração. Também é a hora de lembrar das lutas e conquistas da categoria, da importância que temos na estrutura pública da sociedade, e também é um momento para homenagear todos que formam o time e vestem a camisa do serviço público potiguar”.
O SINSP/RN completa a nota reafirmando a disposição de continuar empenhado para que “as condições de trabalho sejam as melhores possíveis e os direitos sejam sempre respeitados”.
No batuque do protesto, o SINDSAUDE/RN parabenizou a categoria reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos da classe e com a luta em defesa dos serviços públicos. “Como já aconteceu em outros anos, a data, mais do que uma celebração, é um chamado à mobilização”.
A entidade sindical avalia que o discurso de “modernização do Estado” segue a mesma lógica do arcabouço fiscal, priorizando cortes de investimentos e o pagamento da dívida pública em prejuízo de áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. “Na prática, a Reforma Administrativa promove a precarização dos serviços, amplia a terceirização, enfraquece a estabilidade e abre caminho para o apadrinhamento político e a corrupção. Quem mais perde é o povo, que depende do SUS, das escolas e dos serviços públicos para viver com dignidade”. Com esse tom, o SINDSAUDE/RN se soma à luta nacional na luta contra a Reforma Administrativa e em defesa do serviço público.
Neste dia 28, os servidores municipais de Natal também foram saudados pelo SINSENAT, que reafirmou “o compromisso com a valorização da categoria, com a defesa de melhores condições de trabalho e com o reconhecimento da importância de cada servidor e servidora na construção de um serviço público forte e acessível”.
Entre atos, assembleias, marcha nacional, batuques e palavras de ordem, servidoras e servidores de todo o país voltam com suas bandeiras na rua e com o pé na luta. Mais uma mobilização convocada pelo fórum das entidades composto por sindicatos, federações e centrais sindicais que representam a classe trabalhadora que faz o país funcionar.





