Movimento sindical europeu discute fortalecimento das mobilizações

Encontro ocorrido nos dias 21 e 22 em Paris reuniu entidades que compõe a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, que reafirmaram compromissos anteriores.

Os debates sobre questões políticas, econômicas, sociais e climáticas demonstraram que há muito em comum nas jornadas da classe trabalhadora nos diversos países participantes do evento. O que apontou para uma forte resistência do movimento sindical com intensa organização, mobilizações e greves localizadas e gerais. O calendário de lutas inclui o dia 8 de Março e 1º de maio, entre outras manifestações, com destaque para as mobilizações no Reino Unido contra os ataques do governo e o alto custo de vida, e na França contra a Reforma da Previdência.
O encontro de Paris ainda promoveu uma discussão dedicada à luta na Ucrânia, que contou com a participação de sindicalistas ucranianos por videoconferência, além de um ativista ucraniano que vive em Paris.
Mesmo que o encontro tenha focado no continente europeu, o caráter internacionalista da luta levou o dirigente da CSP-Conlutas, Herbert Claros, a participar da atividade representando a Central Sindical e Popular brasileira. Para ele, “O Encontro permitiu a organização conjunta de solidariedade e apoio às greves, principalmente as que devem ocorrer na França e no Reino Unido. O momento também serviu para realizarmos uma reunião da coordenação da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas para discutir, entre outros assuntos, a organização do 5º Encontro Internacional, que acontecerá no Brasil”.
Estiveram presentes a CGT (estado espanhol), CNT–SO (França), Cobas Sardegna (Itália), Confederacion Intersindical (estado espanhol), Courant syndical Emancipation (França), CUB (Itália), SAP (Suíça), SIAL Cobas (Itália), SUD Vaud (Suíça), TIE (Alemanha), Liverpool TUC (Reino Unido), Union syndicale Solidaires (França), CSP-Conlutas (Brasil), UGTSARIO (Saara Ocidental).
» CONFIRA A NOTA PUBLICADA PELA REDE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *