Campanha de solidariedade arrecada 1.100 dólares aos trabalhadores ucranianos

Foto: CSP-Conlutas

Yuri Petrovich, do Sindicato dos Mineiros e Metalúrgicos de Kryvyi Rih, recebe 1.100 dólares coletados no Brasil para apoiar a construção de poço artesanal para retirar água potável na cidade de Kryvyi Rih, no leste da Ucrânia.

O fornecimento de água potável está interrompido em alguns bairros da cidade devido a explosão da barragem de Nova Kakhovka, feita pelo exército russo no início de junho. A explosão da barragem reduziu qualitativamente o volume de água nos rios de toda a região.
A coleta foi iniciada no Congresso da CSP-Conlutas, dia 8 de setembro em São Paulo, e teve continuidade com a visita de Yuri às cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Congonhas do Campo, São João del Rei, São José dos Campos e São Paulo.
A comunidade ucraniana de São Paulo deu uma contribuição especial de mil reais para a campanha.
Em palestra no 5º Encontro da Rede Internacional Sindical, em São José dos Campos, de 10 a 12 de setembro, Yuri explicou por que a população precisa de água potável na Ucrânia. De acordo com o mineiro, uma das principais necessidades nesse momento do povo ucraniano é conseguir água limpa, porque houve o rompimento de tubulações durante ataques russos, deixando cidades inteiras sem água, inclusive em zonas rochosas que dificultam o acesso aos mantos de água. “A água distribuída hoje é impossível de ser utilizada para consumo, não só não é possível de tomar, como não é possível utilizar para outras coisas, mesmo sendo fervida. Tem muitos produtos químicos e impurezas”, ressaltou.
Yuri contou que as ações em busca de água têm sido dos próprios trabalhadores e da população. “Nós tomamos em nossas mãos o problema da água. A gente não vai ficar aceitando que nos digam que é ilegal, faremos porque não deixaremos que os oligarcas controlem nossa água e comida, logo vão querer que compremos o ar que respiramos”.
A doação foi entregue pelo integrante do Setorial da CSP-Conlutas, Fábio Bosco.
A campanha continua. Todos e todas que quiserem contribuir podem fazê-lo através do PIX: internacional@cspconlutas.org.br

 


Fonte: CSP-Conlutas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas