Gabriel foi uma das 24 pessoas selecionadas no mundo para o Space Camp Nasa. Foto: Divulgação

Fruto de um projeto de Extensão, participação de Gabriel ocorre entre julho e agosto de 2022

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vem estreitando suas relações internacionais e abrindo caminhos para que estudantes ultrapassem o limite da educação brasileira. A exemplo de intercâmbios, orientações e parcerias entre o IFRN e instituições internacionais desenvolvidas a partir da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), são criadas possibilidades para todas as pessoas envolvidas. Gabriel Teixeira, aluno do Campus Parnamirim, é um dos estudantes que vivenciam a internacionalização do Instituto através de um projeto que partiu da Proex. Ele foi um dos 24 jovens selecionados em todo o mundo para o Space Camp Nasa, acampamento científico que acontece na capital estadunidense, Washington, DC.

Seleção

O aluno do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que está no 4° ano da formação, participou de um processo seletivo para conquistar a vaga na atividade. A seleção foi conduzida pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e dividida em três etapas. A primeira fase foi a indicação de alunas e alunos por parte do corpo docente das instituições brasileiras e seus projetos de atuação na área espacial. O segundo passo previa o envio de um vídeo gravado em língua inglesa sobre a atuação no projeto cadastrado e uma carta de recomendação, também em Inglês, escrita pelo professor orientador. A última etapa foi uma entrevista, novamente em língua inglesa, realizada com a embaixada brasileira dos Estados Unidos.
“Depois de alguns dias saiu o resultado e eu fiquei muito feliz em saber que havia sido aprovado”, afirma Gabriel.
O jovem conta que seu coração “bateu mais rápido” antes de verificar o resultado, mas que, com a aprovação, ficou “muito feliz, muito feliz mesmo”. Gabriel participou, ainda no Ensino Fundamental, do projeto Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT Espacial) “Augusto Severo”, parceria do IFRN com a Agência Espacial Brasileira antes de entrar no Instituto. O professor orientador do estudante, Credson Santos, afirmou que essa conquista proporcionará um crescimento pessoal importante, destacando características do jovem. “Gabriel consegue atrelar o conhecimento técnico da área espacial e das Tecnologias da Informação e Comunicação com o bom domínio da língua inglesa”, declarou. 

CVT e Space Camp Nasa

Space Camp Nasa é um acampamento de aprendizagem promovido pela agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial (National Aeronautics and Space Administration – Nasa). Além das atividades em Washington, também haverá ações na Academia Espacial Avançada, que fica no Centro Espacial e de Foguetes dos Estados Unidos, localizado em Huntsville, no estado do Alabama. 
Já o Programa de Educação Continuada do Primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial) do Brasil, inaugurado em novembro de 2017, tem foco na aplicação de conceitos e técnicas inerentes a atividade espacial, de forma que alunos e professores, da rede pública ou privada, bem como trabalhadores locais ganhem capacitação tecnológica através da reprodução de missões espaciais e realização de outras atividades inerentes ao setor.
O CVT-Espacial está instalado nas dependências do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e já atendeu mais de três mil estudantes. Suas instalações permitem a realização e planejamento de missões espaciais simuladas, construção, teste, lançamento e operação de pequenos artefatos espaciais. Além disso, inúmeras atividades educacionais podem ser executadas, tais como, competições de espaço-modelismo, de foguete-modelismo e, principalmente, cursos de capacitação, workshops e oficinas na temática espacial.

Com informações da Assessoria de Programas e Convênios (Asproc/Proex).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here