Festival Rap_Presenta acontece hoje no Teatro Alberto Maranhão com programação gratuita

Nas fotos; Pretta Soul, Breno Breno Slick e Ale Du Black. Crédito: Homer Films, Michelangelo Fotos e Cynthia Campos

O Festival Rap_Presenta chega a sua oitava edição nesta terça-feira (21)  celebrando 50 anos do movimento hip-hop, símbolo de luta e resistência nas periferias. O evento reunirá mais de 70 artistas em uma programação gratuita com 12 horas de duração ocupando pela primeira vez o  Teatro Alberto Maranhão.

Há quase 10 anos, o Rap_Presenta vem contando a história da música rap produzida na cidade de Natal, por meio de um recorte de artistas autorais, unindo jovens e veteranos que veem no palco do festival um importante momento em suas carreiras.
A programação do Festival Rap_Presenta 2023 contará com 24 atrações, selecionadas a partir de um credenciamento artístico. Foram recebidas quase 50 propostas, das quais 17 foram selecionadas, e sete atrações foram especialmente convidadas para a edição.
“O Festival Rap_Presenta é o que mais cresce na representação do hip-hop potiguar. Produzir esse evento é criar uma noção de comunidade, oferecendo vivências incríveis que vão além da música. Ocupar por 12 horas o Teatro Alberto Maranhão é uma prova disso”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador do evento.
Os artistas participantes do Festival Rap_Presenta têm o protagonismo de jovens que acreditam em sua arte e têm um histórico em defesa do que acreditam. Na programação, incluem-se jovens músicos de rap (MCs e DJs), dançarinos (B-boys e B-girls) e jovens grafiteiros da cidade de Natal, que encontram nos elementos do hip-hop sua expressão de arte, inspiração, incentivo e superação.
A programação será dividida em dois dias: terça-feira, 21 de novembro, a partir das 14h, e quarta-feira, a partir das 18h. No line-up, estão DJ Magrone, ação de graffiti com Borges, DJ Nato – Pedal Mix DJ, Bagdá ZL, NANDUZZ, Slam da Coruja (Competição de Poesia Slam), Coruja Breaking: Nigga Boy, Soul Family, B.Girls Lualu e Thais Félix, Ucria, Costa Norte MCs, Ale Du Black, Johnson Féuz, APNS Del, Ravia, ANJOOS, Breno Slick, IPCS.
Haverá também a apresentação do documentário Rap_Presenta, Viegas Label Records – Coletivo de Novos Artistas com Caju, Fabricia Januário, Kmachi, Kmax, Amont, Mes1n, MF Silva e Torris, Power Black – Mariana Lisboa (Danças Urbanas), Pretta Soul, Prêmio Lelo Melodia de Hip-Hop Potiguar, CORPO Espetáculo Slam (Flechada Lírica Potiguar), Mano Edu e CazaSuja.
Outro destaque da programação é o Prêmio Lelo Melodia, em homenagem ao rapper que foi assassinado há 20 anos. A premiação é inédita para o hip-hop potiguar e visa reconhecer publicamente o trabalho de artistas que se destacam na cena nas categorias:  Mc do ano, dj, slam, grafiti, breaking, revelação do ano, batalha, grupo/artista do rap e homenagem especial. A votação foi feita através de formulário eletrônico e será anunciada no último dia do festival.
A entrada é gratuita mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GAAC-RN) e o Projeto Pão com Mortadela.
Todas as informações sobre o Festival Rap_Presenta podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram em: @festival.rap_presenta. O evento conta com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte),Natal em Natal, Governo do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. Realização de Marcelo Veni Produções e MV Projetos Criativos.

Sobre o Festival Rap_Presenta

Criado em 2014 para valorizar as expressões culturais do hip-hop da cidade do Natal, o Rap_Presenta tem incentivando e divulgando os jovens talentos da arte urbana potiguar, oportunizando o fomento e a projeção de cada um dos elementos tradicionais do hip-hop: breaking (dança), o mc (Mestre de Cerimônia/Rapper), o dj (Música) e de o graffiti (Artes Visuais), além de buscar a profissionalização e desmistificar certos preconceitos, ainda, existentes com o artista de rua e sua comunidade.
Nas primeiras edições o Rap_Presenta mostrou que a continuidade da iniciativa vem proporcionando aos jovens ‘das quebradas’ acesso à informação e um olhar de valorização, fortalecimento e divulgação do hip-hop  na cidade do Natal. Deu tão certo que virou um documentário que circulou vários festivais de audiovisual.
CazaSuja por Luana Tayze
Veja a Programação – FESTIVAL RAP_PRESENTA  2023:
Terça, 21 de Novembro – Tarde
14h: DJ Magrone
Borges – Ação de Graffiti
DJ Nato – Pedal Mix DJ
14h30 Bagdá ZL
15h NANDUZZ
15h30 Slam da Coruja (Competição de Poesia Slam)
Coruja Breaking: Nigga Boy, Soul Family, B.Girls Lualu e Thais Félix
17h Ucria
17h30 Costa Norte MC´s
Terça 21 de Novembro – Noite
18h Ale Du Black
18h40 Johnson Féuz
19h10 APNS Del
19h40 Ravia
20h15 ANJOOS
20h40 Breno Slick
21h20 IPCS
Quarta 22 de Novembro – Noite
18h DJ Nato – Pedal Mix DJ
18h30 Apresentação doc Rap_Presenta
18h45 Viegas Label Records – Coletivo de Novos Artistas
(Integrantes: Caju, Fabricia Januário, Kmachi, Kmax, Amont, Mes1n, MF Silva e Torris)
19h20 Power Black – Mariana Lisboa (Danças Urbanas)
19h25 Pretta Soul
19h50 Prêmio Lelo Melodia de Hip-Hop Potiguar
20h20 CORPO Espetáculo Slam (Flechada Lírica Potiguar)
20h55 Mano Edu
21h20 CazaSuja
Serviço
Festival Rap_Presenta no Teatro Alberto Maranhão (TAM)
Dias da semana:  terça e quarta-feira (21 e 22 de novembro)
Horário: terça a partir das 14h e quarta-feira a partir das 18h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira
Entrada gratuita com doação de 1kg de alimento não perecível
Informações: https://www.instagram.com/festival.rap_presenta/
Classificação indicativa: livre
Duração: 12 horas
Lotação: 582

Uma resposta

  1. Pingback: tadalafil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas