Hoje não é dia do índio

0
190

Hoje, 19 de abril, é considerado o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas. Uma data desmistificada, reconsiderada e construída para dar visibilidade aos povos originários.

“Somos 305 povos, em todos os estados, biomas e regiões do país. Temos o maior número de comunidades indígenas do planeta. Nossa diversidade é gigante e, mesmo ameaçada, guarda um patrimônio de mais de 204 línguas indígenas em todo o Brasil. Estamos em ameaças constantes, nos deram a responsabilidade de cuidar do planeta, ao mesmo tempo que querem nos apagar da história, negam nossa originalidade e a todo o custo atacam nossos direitos”, afirma a Apib – Articulação dos povos indígenas do Brasil.
No dia de hoje, mais do que nunca, reflita, fortaleça e apoie os povos indígenas. Diga não à invasão dos territórios ancestrais, ao desmatamento, ao garimpo ilegal que mata e ao envenenamento dos povos.
A luta e resistência dos povos indígenas é todos os dias! Já passou da hora de desconstruir reproduções colonizadoras e aprender a ter respeito pelos povos originários.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here