Foto: Gustavo Silveira

Homenagem aos sete anos de reverência à obra do cantor e compositor Sérgio Sampaio

A Semana do Sampaio, festival de artes integradas, chega à sua sétima edição depois de duas etapas realizadas de forma totalmente online devido a pandemia de Covid-19. Agora, ocorrerá de forma híbrida para que fãs e admiradores do músico Sérgio Sampaio possam acompanhar em todo o Brasil o evento que conta com exposição, sarau, encontro de sampaiófilos, shows e aula show. O objetivo é homenagear, reverenciar e reverberar a obra desse artista capixaba que esteve em Natal nos anos 1990, deixando amigos, fãs e muita história, de acordo com o cantor e compositor potiguar Yrahn Barreto, idealizador da Semana do Sampaio junto com a cantora e produtora Jamilly Mendonça.
O projeto, que iniciou apenas com um show que Yrahn realizava em homenagem a Sérgio Sampaio, hoje conta com a participação de 15 potiguares, entre poetas, artistas visuais, produtores, músicos, pesquisadores. O tema desse ano de 2022, “Sérgio Sampaio em Natal – 30 anos”, tem o intuito de mostrar a importância da capital potiguar como a cidade que tem um dos últimos registos audiovisuais do artista (1992), que circula na internet como um verdadeiro presente para os Sampaiófilos de todo o Brasil. Uma oportunidade para assistir Sampaio cantando e tocando canções inéditas daquela época, anos 1990, e que ganharam o mundo graças ao saudoso Bicão, figura do audiovisual potiguar que disponibilizou os vídeos no seu canal do Youtube, informa a produtora Jamilly Mendonça.
Natal também se destaca por ter muitos fãs da obra de Sérgio Sampaio.  
A abertura da Semana do Sampaio será nesta quarta-feira, 13 de abril, data do aniversário de Sérgio Sampaio, que se estivesse entre nós estaria fazendo 75 anos. O local escolhido para iniciar a programação do festival de artes integradas foi o Centro Histórico de Natal, no Bardallos Comida e Arte, e conta com a abertura da exposição “Lugar de Quadro é na Exposição” que reúne Carlos Sérgio Borges, Renata Lisieux, Diego Germano, Rosa MC e Leticia Paregas, artistas visuais potiguares que a convite da produtora Jamilly Mendonça vão expor suas artes inspiradas em músicas do homenageado. São técnicas e olharem que transmitem para cada tela a essência sampaiana. A exposição fica na galeria do Bardallos até o dia 18 de abril e os quadros estão disponíveis para venda.
O encontro de Sampaiófilos contará com a presença de Antônio Ronaldo, cantor e compositor potiguar que hospedou Sérgio Sampaio em uma de suas vindas à Natal nos anos 1990, e Marcel Matias, pesquisador que também, quando garoto, conheceu Sampaio. Além da participação online de Alípio Argeu, pesquisador e idealizador do projeto que divulga o acervo “Frases Sérgio Sampaio”, que completa 10 anos de existência em maio de 2022. Outro convidado é o idealizador da Semana do Sampaio, Yrahn Barreto, que realizou o show “Yrahn Barreto canta Sérgio Sampaio”, indicado ao prêmio Hangar de Música na categoria Show Tributo. A mediação fica por conta do jornalista, músico e pesquisador musical Abner Moabe. A noite segue com o Sarau “Lugar de Poesia é na Calçada”, que recebe os poetas Cadu Araújo, Carlos Henrique, Ana Cristina e Elvis Miranda, finalizando com o poket show Prosa e Poesia de Yrahn Barreto.
No dia 18 de abril ocorrerá aula show com a participação de Marcel e Yrahn na Escola Municipal Iapissara Aguiar. Para fechar a Semana do Sampaio de 2022, no dia 21/4, o show “Yrahn Barreto canta Sérgio Sampaio” com participação de Zeca Baleiro no Teatro Riachuelo.

» Confira a PROGRAMAÇÃO da Semana do Sampaio
13/04 (Quarta) 20h
Exposição Lugar de Quadro é na Exposição
Sarau Lugar de Poesia é na Calçada
Encontro de Sampaiófilos (híbrido – instagram @semanadosampaio)
Pocket Show Prosa e Poesia Yrahn Barreto
Acesso livre
18/04 (Segunda) 14h
Aula show
Local: Escola Municipal Iapissara Aguiar
21/04 (Quinta-feriado) 21h
Show: Yrahn Barreto canta Sérgio Sampaio com particição de Zeca Baleiro
Local: Teatro Riachuelo
Retirada de convites (Informações – 84 99986-6971)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here