18ª edição do Cineoka

O projeto Cineoka do sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, em parceria com a Odara Produtora, promove neste domingo [19/12], às 14h, a exibição do documentário Terreiro (2021) dirigido e produzido por Beatriz Barros.

O documentário apresenta o dia no terreiro durante uma das tradições do povo Pankararu, que está situado nas proximidades do Rio São Francisco, nos limites dos municípios de Jatobá, Tacaratu, e Petrolândia no estado de Pernambuco. Mesmo com séculos de perseguição, o povo Pankararu consegue manter seus traços étnicos vivos. Uma das marcas culturais é a prática religiosa do Toré e o ritual da corrida do umbu, festejo que acontece por quatro semanas, entre fevereiro e março, época de colheita desta fruta de grande valor para o povo.
Além da exibição seguida de debates sobre o documentário, o Cineoka conta com outras atividades como rodas de peteca, exposição de artefatos e artesanatos indígenas, diálogos sobre as questões socioambientais e culturas indígenas, exposição fotográfica do ato Levante Pela Terra, de Damião Paz (@pixoreh) e Fábio de Oliveira (@taangahara). O evento também contará com a apresentação musical de Mariano da Silva: Cantigas de violão, rabeca e voz.
 
Fotografia: Fábio de Oliveira
A proposta do Cineoka é trazer questões referentes às culturas tradicionais indígenas, as etno histórias, costumes, a fim de fortalecer, valorizar e difundir as identidades, além da conscientização da preservação ambiental, por meio da exibição de curtas e longas-metragens regionais e/ou nacionais e debates. São priorizadas produções realizadas por povos indígenas e tradicionais.
O evento é aberto ao público de todas as idades, gratuito e com uma contribuição consciente.

Programação

14h30 – Recepção
16h – Apresentação musical
17h – Exibição do documentário e debate
18h – Encerramento
Ainda de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), lembramos que a presença no espaço se faz com o uso da máscara e higienização com álcool 70%.
O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe localiza-se na Rua Novo Paraiso, S/N – Bairro Redinha, na zona norte de Natal/RN.
Mais informações nas redes sociais do Gamboa do Jaguaribe ou através dos contatos telefônicos: 84 998376368 (Fábio) ou 84 988380585 (Railda)
Reforçando que o evento é aberto público e a contribuição é consciente. A contribuição arrecada será para custear a apresentação musical e produção do evento.
Jaha Cineoka Kety! Vamos ao Cineoka!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas