Fotografia: Marcelo Barroso

Ao completar 30 anos de atuação na música, Esso entrega ao público uma coleção com o videoclipe para a inédita BR Jabá, o EP Mussambê (com 4 sambas) e a minissérie Alma de Poeta, feita em parceria com a atriz Bárbara Cristina. Ambas as produções são fruto da Lei Aldir Blanc, que possibilitou ao meio artístico a sobrevivência cultural em tempos de pandemia. O clipe para a canção BR Jabá foi realizado em parceria com Andre Pyrrho e gravado nas escadarias de Mãe Luíza. Uma versão recitada da letra também foi inserida no primeiro capítulo da minissérie.

Estruturada em 3 partes, o seriado explora a trajetória do trabalho do artista referente à proposta do seu segundo disco, intitulado Alma de Poeta, que cristalizou a relação entre literatura e música, presente desde o início de sua atuação como cantor e compositor. Fruto do Prêmio Pixinguinha, após o lançamento à época o projeto investiu na formação de público para estudantes dos níveis fundamental e médio em uma jornada ao lado do Grupo Teart de Teatro, levando as escolas para dentro do teatro com o concerto-recital homônimo.
Além de mostrar um pouco desse processo, também estão referenciados no documentário a importância da banda Os Quatro, com a qual Esso iniciou sua atuação na cena musical potiguar em 1991, seu envolvimento com o setorial e a criação da Rede Potiguar de Música e da Cooperativa da Música Potiguar, seu ativismo na fundação do Fórum Potiguar de Cultura etc. O filme toma como mote a poesia e a música e faz um apanhado geral dessas 3 décadas de produção do músico, com imagens de acervo desse período, versões inéditas para algumas de suas canções, e interpretações exclusivas para seus textos, recitados por Bárbara. E destaca a aproximação com Samir Almeida, em composições conjuntas que ganham leituras em cada um dos episódios, incluindo Humanoide, dedicada a Marcelus Bob. Uma outra lembrança merecida é a da saudosa D. Edite do Pium, que se apresentava na abertura dos shows da temporada durante a miniturnê de lançamento do CD na região metropolitana.
Por fim, seguindo seu propósito de publicar uma trilogia rítmica em Natal, Esso apresenta o EP Mussambê. Composto de 4 sambas, as faixas foram gravadas no Studium por Jota Marciano, e estão disponíveis no canal da FEL Produções de Arte, onde todos os outros vídeos mencionados também poderão ser assistidos:

Para maiores informações:

www.youtube.com/felprodarte
felprodarte@gmail.com
www.sitiodoesso.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here