Fotografia: Fábio de Oliveira

O projeto Cineoka do sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, em parceria com a Odara Produtora e Ibira Poranga, promovem o retorno das atividades no próximo domingo às 14h com a exibição do documentário Indígenas Digitais (2010), dirigido pela ONG Thydewá de Salvador/BA com múltiplos projetos de comunicação e literatura produzida por povos indígenas de Alagoas, Bahia e Pernambuco.

O documentário apresenta como os povos indígenas vivem a inclusão digital na apropriação dos variados recursos tecnológicos e suas funções (smartphones, computadores, internet) e a partir dessa apropriação não somente desconstruir o estereótipo do indígena quinhentista apresentando pelas mass media, mas também mostrar como se articulam coletivamente entre os povos para disseminar suas culturas, apresentando as diversidades, transformações culturais e manifestarem acerca da demarcação de territórios sendo todos esses pontos em comum a todos os indígenas das distintas regiões.
Além da exibição seguida de debates sobre o documentário, o Cineoka conta com outras atividades como rodas de peteca, exposição de artefatos e artesanatos indígenas, diálogos sobre as questões socioambientais e culturas indígenas, exposição fotográfica do ato Levante Pela Terra de Damião Paz (@pixoreh) e Fábio de Oliveira (@taangahara). O evento também contará com a apresentação musical de Tapuyo, músico, compositor e construtor de rabecas, agregando o som da rabeca em novo formato de apresentação trazendo canções autorais e releituras de canções indígenas e populares. Para reforçar a ideia, Mukammo se junta aos ritmos com as percussões.
A proposta do Cineoka é trazer questões referentes às culturas tradicionais, as etno histórias, costumes a fim de fortalecer, valorizar e difundir as identidades além da conscientização da preservação ambiental por meio da exibição de curtas e longas-metragens regionais e/ou nacionais e debates. São priorizadas produções realizadas por povos indígenas e tradicionais.
O evento é aberto ao público de todas as idades, gratuito e com contribuição consciente. A seguinte programação compõe o cronograma:
14h – Recepção
15h30 – Apresentação musical
17h – Exibição do documentário e debates
18h – Encerramento.
 
O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe localiza-se na Rua Novo Paraiso S/N – Bairro Redinha na zona norte de Natal/RN.
+Informações↓
»Instagram 
»Facebook 
»Youtube 
»Contatos telefônicos↓
 84 998376368 (Fábio) 
84 988380585 (Railda) 
Jaha Cineoka Kety! Vamos ao Cineoka!
Fotografia: Fábio de Oliveira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here