Sinasefe resgata a história da memória e o diálogo com aposentados

0
177
Fotografia: Rogério Marques

O 1º Reencontro dos Aposentados e das Aposentadas do SINASEFE Natal aconteceu nessa quarta-feira (15/9) no Campus Central da capital potiguar.

Essa é a primeira atividade presencial do ano realizada pelo sindicato que representa os(as) servidores(as) dos Institutos Federais de Educação. “Esse período de pandemia afastou as pessoas fisicamente e interrompeu também muitos diálogos. Então, a nossa proposta agora é justamente retomar esse diálogo. Precisamos ouvir para depois ir construindo coletivamente as pautas com a nova diretoria”, afirmou Aline de Oliveira, diretora de assuntos de aposentados do Sinasefe Natal.
O tão esperado reencontro iniciou com uma inspirada aula de yoga da professora Marília, seguido de um reforçado café da manhã. Logo depois, uma roda de conversa serviu para reunir as sugestões que deverão ser encaminhadas pela nova gestão da entidade. “Nesse evento, embora com a pandemia, a gente resgata muito dessa história da memória, da criticidade, do envolvimento ativo dos aposentados e das aposentadas compartilhando experiências e pensando novas pautas e ações que iremos fazer juntos. Essa memória tem que se manter muito viva entre nós”, declarou Eva Melo, secretária geral do sindicato.
Durante o evento todos os participantes foram presenteados com o livro “O baú de Filomena”, da escritora Tereza Custódio, que também é professora aposentada do IFRN. “Somente depois que me aposentei, aí foi que tive tempo para escrever. Lancei o primeiro livro em 2016 que foi ‘O Bálsamo’, publicado em Portugal, fala sobre a envelhescência e o desamparo infantil. Eu sempre digo que um país que não lê será sempre capacho dos países letrados, daí a importância da leitura, principalmente nessa época de pandemia quando as pessoas estão muito isoladas. Estou muito feliz pelo Sinasefe ter aberto esse espaço para divulgar o nosso trabalho e que todos possam ler, porque escrever é um ato revolucionário, e ler também”, disse a autora em meio aos livros autografados por ela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here