Prefeitura de Macaíba anula “termo de posse” de pedagoga e deficiente visual concursada

Arquivo pessoal

Carta aberta ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do município de Macaíba Edvaldo Emídio da Silva Júnior.

Chamo-me Ana Paula Matias, mulher, pedagoga de formação e deficiente visual. Venho por meio deste como um “resumo” do que precisa ser dito para esclarecer o que venho passando, na certeza que Vossa Excelência terá a sensibilidade de ler e se inteirar para ajudar no caso.
Me formei este ano, tendo concluído o curso no término de 2022. Portanto, tenho formação superior na área para qual prestei concurso para prefeitura de Macaíba.
Fui convocada devido ao resultado que obtive. Como todos, realizei os trâmites e as coisas se seguiram, inclusive tendo assinado o “termo de posse” no dia 01/03/2023, no entanto, o pegaram de volta após entendimentos quaisquer.
Após poucos minutos de diálogo diante de um perito médico designado pelo município, recebi, tristemente, um laudo apontando minha hipotética “inaptidão” para o cargo o qual conquistei por meio de concurso público e para o qual tenho formação e experiência de estágio prático. Ou seja, meus 4 anos de formação, teórica e prática, bem como vivência numa escola pública foram julgados em minutos por um profissional de uma área diferente e que decidiu o que eu posso, ou não posso fazer.
A secretaria do município apontou “impossibilidade” de disponibilizar um auxiliar de professor para que eu possa exercer minha profissão, argumentando que não há auxiliares no município. Fato é que se isto fosse suficiente para negar algo para adaptação de um profissional que tem necessidades específicas, então, isto valeria para tudo. O poder público não precisaria disponibilizar quaisquer recursos, bastando dizer que não há no município e pronto.
Não há porque não houve a necessidade até então. Mas agora há. Uma profissional e deficiente visual passou num certame de maneira justa, e agora luta para ser a primeira professora cega do município de Macaíba. Não, eu não desistirei.
Espero que esta luta sirva de exemplo para outras, e por isto que buscarei todos os meios de divulgação para alcançar meu objetivo. Agradecida pela atenção.

Ana Paula Matias
Professora dos anos iniciais E EDUCAÇÃO INFANTIL.

#PrefeituradeMacaiba #capacitismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas