“Meu livro na Bienal Rio 2023”

Acervo pessoal

Lucas Der Leyweer, 23 anos, nasceu em Cacoal no estado de Rondônia. Jovem preto e homossexual decidiu transformar suas dores em poemas.

Vivências de peles negras, seu segundo livro publicado em 2021, será exposto no estande da editora UICLAP na Bienal do Livro Rio 2023, de 1º a 10 de setembro. “Me sinto um autor muito realizado em saber que terei meu livro exposto na Bienal do Rio. Espero que a partir dessa exposição, minha arte alcance mais pessoas, leitores e, quem sabe, novas oportunidades possam surgir depois desse evento”.
Vivências de peles negras fala sobre experiência de vida, racismo, homofobia e do povo preto brasileiro. “Na adolescência sofri muito pela minha cor, há xingamentos que nunca irei me esquecer, via casos na TV e isso acontecia muito, mais muito mesmo. Teve o caso Gabriel, que aconteceu aqui no RN, isso mexeu muito comigo. Então, resolvi escrever este livro para externar a minha revolta e indignação”.
Ao compartilhar este momento muito importante da sua carreira, o escritor que atualmente mora na capital potiguar relata que boa parte da sua escrita é “quase uma forma de terapia, muitos sentimentos são extravasados no papel e alguns outros da necessidade de contar histórias”.
Vivendo debaixo dos trilhos,
Seja cuidadoso ao sair por aí.
Querido, esta cidade é maior do que o seu medo.
Vivências de peles negras, uma vida de incertezas.
Como um cão, fareje o caminho de casa, seja esperto,
Olhe para o lado, olhe um pouco.
Você não sabe o que pode encontrar.
Vivências de peles negras, uma vida de incertezas.
Eles têm um mar de mentiras.
Há sangue em suas verdades confusas, armas em seus corações,
Uma rosa para o alto.
Que confusão, agora as ondas não sabem para onde ir.
O tempo está ficando sem tempo.
Neste ano, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro completa 40 anos mantendo o livro na cena cultural brasileira e aparece com destaque entre os maiores eventos literários do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *