
No primeiro semestre de 2025, a Escola Municipal João XXIII tornou-se espaço de experimentação artística e reflexão crítica ao receber a realização do projeto Deux Ex Machina: inteligência artificial, novas mídias e arte nas escolas municipais de Natal, uma iniciativa do Ateliê Santa Catarina em parceria com o seu eixo de formação: Lab Narrativas Criativas. A proposta de pesquisa cultural faz parte do TCC em Pedagogia (UFRN) da articuladora Catarina Santos e consistiu em um mergulho interdisciplinar que uniu arte, tecnologia e educação em práticas voltadas à formação criativa de alunas e alunos do 6º ano fundamental.
A ação formativa integra uma das contrapartidas do projeto, e parte da convicção de que a tecnologia, longe de ser um campo restrito a especialistas ou grandes corporações, pode e deve ser apropriada pela comunidade escolar como linguagem de expressão, reflexão e invenção. A inteligência artificial não como autora de obras, mas como recurso importante no processo educativo e criativo. Mais do que ensinar ferramentas e o uso de ChatGPT, o projeto buscou estimular a autoria, provocar o pensamento crítico e abrir espaço para a imaginação de futuros alternativos, nos quais os jovens se reconhecessem como sujeitos ativos e criadores.

A execução do projeto se deu em três eixos interligados. O primeiro foi o da vivência teórica-crítica, em que os estudantes participaram de mediações, conversas e provocações sobre o imaginário tecnológico, a inteligência artificial e a ficção científica como linguagem de resistência. Filmes, imagens e textos serviram de ponto de partida para debates que ajudaram os alunos a compreender como a tecnologia atravessa o cotidiano e como narrativas midiáticas moldam nossa visão de futuro. O segundo eixo centrou-se nos laboratórios práticos de criação coletiva, em que os alunos puderam experimentar ferramentas digitais livres e recursos analógicos para pesquisar linguagens e narrativas visuais e textuais. Tratou-se, sobretudo, de apresentar à comunidade escolar a ferramenta e incentivar a autoria e a capacidade de criar discursos próprios sobre tecnologia e sociedade, sempre em um processo de troca horizontal de saberes.
O terceiro eixo corresponde à apresentação de recursos digitais, analógicos e reunirá a exposição de fotos do processo de aprendizagem da pesquisa cultural em uma revista virtual em sua terceira edição: MOVA UMA PALHA pela arte e educação. Um dos aspectos mais notáveis foi o entusiasmo de alunos/as que tiveram pela primeira vez contato com conteúdos ligados à cultura digital crítica, à inteligência artificial e aos processos de criação artística mediados por tecnologia.
Articuladora da pesquisa e das oficinas, Catarina Santos aponta que “o impacto gerado pela experiência foi múltiplo, uma vez que a tecnologia deixou de ser percebida como algo distante ou inacessível e passou a ser apropriada de forma crítica e criativa, mesmo nesse contexto, o qual telefones não estão nas escolas, o fortalecimento da visão dos estudantes que se reconheceram como pesquisadores em potencial, produtores de linguagem e pensamento artístico é muito importante para a narrativa cotidiana”.

Ainda que tenha sido pensado inicialmente como uma ação pontual, o projeto de pesquisa Deux Ex Machina: inteligência artificial, novas mídias e arte nas escolas municipais de Natal revelou-se uma semente para novas possibilidades. O impacto despertado nos estudantes mostrou que a continuidade e a ampliação da proposta são não apenas desejáveis, mas necessárias, pois o contato inaugural com as temáticas de arte e tecnologia revelou-se essencial para a construção de repertórios críticos e criativos que ultrapassam o espaço da sala de aula e reverberam no cotidiano dos jovens e de suas comunidades. O projeto cumpriu sua função como dispositivo de mediação cultural e educacional, ativando experiências formativas que aproximam arte, vida e pensamento crítico e que contribuem para um ecossistema de aprendizagem mais justo, plural e criativo.
O Ateliê Santa Catarina encerra seu eixo de formação de 2025, nesse semestre, com dois projetos realizados voltados para pesquisa e formação de recursos tecnológicos viáveis para diferentes públicos nas artes: comunidade escolar e agentes culturais. As ações de oficinas da pesquisa Deux Ex Machina e a oficina de Portfólio no Lab Narativas Criativas foram fundamentais para movimentar essa linha do Ateliê e alcançar um público de impacto nas formações. O projeto Deux Ex Machina: inteligência artificial, novas mídias e arte nas escolas municipais de Natal foi contemplado pelo edital público com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-Natal), produção Ateliê Santa Catarina, apoio Prefeitura do Natal, Funcarte e realização Ministério da Cultura e Governo Federal.