O Alecrim e o Sonho: Longa-metragem tem exibição em Natal

Fotografia: Beto Martins

O longa-metragem potiguar “O Alecrim e o sonho” será exibido dia 17 de agosto, às 11h no Mercado Cultural de Petrópolis. Em seguida, terá uma roda de conversa com a presença do diretor do filme Valério Fonseca.

O filme de ficção potiguar “O Alecrim e o sonho” conta a história de Vicente, um viúvo aposentado, morador do bairro do Alecrim que vive entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo contemporâneo. longa-metragem trata sobre etarismo (preconceito e discriminação por conta da idade), amizades e sobrevivência.

“O Alecrim e o sonho” estreou no prestigioso IFFI GOA, o mais importante e tradicional festival de cinema da Ásia. Sua Premiere mundial foi em novembro de 2022 no estado indiano de Goa. Em seguida, o filme é exibido no maior festival da Ucrânia e um dos mais importantes do leste Europeu, o MOLODIST KIEV INT. FILM FESTIVAL, na capital Kiev em dezembro de 2022, em meio a guerra, onde recebeu o prêmio da crítica.

Exibido e premiado nos Estados Unidos durante o LATINO AND NATIVE AMERICAN FILM FESTIVAL, em Connecticut. Em agosto de 2023, entrou em cartaz no CINE SANTA no Rio de Janeiro e no CINE BANGUÊ em João Pessoa.

Exibido no Rio de Janeiro, Natal, Campina Grande, São Paulo, Feira de Santana, Santos, Diadema e João Pessoa, “O Alecrim e o sonho” foi um dos 28 longas brasileiros escolhidos pela ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA para representar o país no OSCAR 2024 de melhor filme internacional. Esteve entre os melhores filmes de 2023, sendo exibido no SESC São Paulo na retrospectiva do cinema brasileiro do ano passado. O Longa foi o vencedor, pelo voto popular, do troféu cultura 2023 na categoria audiovisual.

O DIRETOR

O filme foi escrito e dirigido pelo ator e diretor potiguar Valério Fonseca, diretor do longa documental “Remar é…” (premiado com o PALATINO D’ORO na Itália) e dos curtas “Dona Eulália”, “A maldição de Berenice”, “Pegadas de Zila” (um ensaio afetuoso sobre a poeta potiguar Zila Mamede, com a atriz Rosamaria Murtinho) e premiado com o prêmio BNB de temática nordestina no Fest Aruanda, “Maria Ninguém” (curta sobre a visita de Brigitte Bardot à Búzios, com a apresentadora e atriz Fernanda Lima no papel de BB), premiado nos EUA e em vários outros festivais. Valério Fonseca já dirigiu 15 curtas e recebeu cerca de 40 prêmios.


O Alecrim e o Sonho

2023 – 1h 11min
Drama/Comédia
Direção: Valério Fonseca
Produzido pela Ponta Negra Filmes e Carambola Filmes
Produção executiva: Drica Soares (Desvio)
Fotografia: Beto Martins (Pacarrete)
Arte: Ana Dinniz
Som: Marcio Câmara (Lavoura Arcaica e Cinema Aspirinas e Urubus)
Montagem: Joana Collier (Pacarrete)
Música original: Lui Coimbra ( Meteroro)
Edição de Som: Catarina Apolonio (Som ao Redor e Aquarius)

Elenco

FERNANDO TEIXEIRA / VALDINÉIA SORIANO/ STEPAN NERCESSIAN / ZEZITA MATOS / ZÉ MARIA / ÊNIO CAVALCANTE / ÁLVARO DANTAS / VANESSA LABRE / BIANCA LOPES / SUZY LOPES / CIVONE MEDEIROS / BAIXINHO DO PANDEIRO / ALESSANDA AUGUSTA / DANIEL PORPINO / GIOVANNA ARAÚJO / CAMILLA NATASHA / MAYKON OLIIVER e VALÉRIO FONSECA

[adrotate group="3"]

[adrotate group=”1″]

[adrotate group=”2″]

Mais acessadas