Vote com o MST: Movimento mobiliza campanha por Reforma Agrária

Foto: Wellington Lenon

Mobilização integra a eleição de propostas prioritárias para o Plano Plurianual (PPA) do governo, que segue com votação aberta até sexta-feira (14)

Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está concorrendo com a proposta “Reforma Agrária para Desenvolver o Brasil e Combater a Fome” no Plano Plurianual (PPA), pela Plataforma Brasil Participativo. A votação está disponível até o próximo dia 14 de julho e determinará as prioridades do governo para os próximos anos.
Lançado no mês de maio pelo governo Federal, a Plataforma Brasil Participativo recebe contribuições da sociedade para a eleição de programas e propostas para o Plano Plurianual (PPA) do período de 2024 a 2027. As cinco propostas mais votadas podem virar projetos de lei no Congresso Nacional.
Ceres Hadich, da direção nacional do MST, afirma que o PPA Participativo é uma ferramenta em pró ao diálogo com a população. “E isso tem desencadeado poder escutar o povo e participar junto do governo federal, a população, dizendo quais são as medidas prioritárias que a gente quer que esteja no orçamento do Governo Federal”, conta a dirigente.
Neste sentido, a força tarefa do Movimento vem à tona na difusão massiva da campanha de votação da proposta que contempla a democratização do acesso à terra e a produção da agricultura familiar no combate à fome. Considerando que o Brasil é um dos países com a maior desigualdade fundiária no mundo, e apesar de deter um grande potencial agrícola, voltou ao mapa da fome nos últimos anos.
“Claramente, para nós é uma prioridade votar na proposta da reforma agrária. Que reforma agrária que a gente quer? Essa reforma agrária que cumpra com a função social da terra, essa reforma agrária que democratize o direito do acesso à terra, que crie as condições para um bem viver no campo, com saúde, educação, cultura, sociabilidade, que crie as condições para a produção massiva e de alimentos de qualidade, com base em tecnologia e investimentos na agroecologia, para produzir comida para o povo brasileiro e ajudar o desafio de combater a fome”, destaca Hadich.
Assim, o Movimento tem se mobilizado por meio das redes sociais e territórios, convocando sua base social acampada e assentada para votar, bem como articulando apoiadores/as e o público em geral para a votação do projeto que abarca a Reforma Agrária, a produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento do país.

Foto: Tiago Giannichini

Como votar

A votação é aberta para qualquer pessoa que tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) e possa realizar o cadastro no sistema Gov.BR. Dentro da plataforma do Brasil Participativo, há 28 programas destacados pelo governo, além das propostas de autoria pública e popular, onde cada pessoa pode apresentar propostas e votar em até três das disponíveis no site.
Mais de 500 mil pessoas já participaram do processo de escolha das propostas, potencializando a participação popular nas definições dos rumos do governo nos próximos quatro anos.

» Conheça a proposta em apoio à Reforma Agrária clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas