Festival Canavial mostra a cara da cultura popular

Fotografia: Adri

De 24 a 27 passado um festival em Itambé, localizada na zona canavieira pernambucana, celebrou as culturas de muitos povos originários do Brasil, Moçambique, Estados Unidos e Japão.

MOMENTO ESSENCIAL DA NOSSA CULTURA, o Festival Canavial é feito da arte de brincantes que fazem do palco terreiros, aldeias. Vivências enraizadas nas manifestações artísticas e tradições historicamente preservadas.
Em sua 16ª edição, o Festival Canavial homenageia o rabequeiro e mestre de maracatu rural, Maciel Salu, e as mestras Zita Barbosa e Berta Maia. O tema “Uma celebração de encontros históricos” traduz o repertório de Shows, Rodas de Conversa e Terreiro, Oficinas e muita Cultura Popular.
Grande Momento com os Povos de Terreiro de Pernambuco, discutindo a Lei Aaldir Blanc e as políticas culturais. Representando a experiência como realizador de projetos da Lei ALDIR Blanc PE e Rio Grande do Norte. Fotografia: Adri
Artistas de Salvador Manos Blacks Cantora Lívia do Jongo do Rio de Janeiro grande Noite. Fotografia: Adri
Fotografia: Adri
O artista indígena da etnia Tapuya Karaxuwanassú e potiguar de nascença, Preciawá Porãngueté, subiu ao palco apresentado entoadas ao lado do Caboclinhos 7 Flexas de Goiana. “É a primeira vez que um artista da cultura popular de origem norte-rio-grandense participa do maior festival de cultura popular de Pernambuco, que nesse ano homenageia o mestre cantante rabequeiro, Maciel Salú, e as mestras Berta Maia e Zita Barbosa”, explica Porãngueté.
NO DIA 3 de dezembro o Festival Canavial terá programação virtual, das 10h até 0h via Youtube, com o seminário que visa promover a relação da cultura popular e o contexto no Japão, EUA e Moçambique. Participam da live: Saquia Rachide do Tufo da Mafalala (Moçambique), Ivan Laranjeiras, Diretor da Associação Iverca e do Museu Mafalala (Moçambique), o produtor cultural e curador do festival, Afonso Oliveira (Brasil), o músico e produtor cultural Pablo Oliveira (EUA) e o músico e divulgador Kepel Kimura (Japão).
Em seguida ao bate-papo virtual o público confere aos shows de Kloro (Maputo/Moçambique), Rhodália Silvestre, Tufo da Mafalala (Maputo/Moçambique), Pablo Oliveira (Washignton/EUA), Kepel Kimura e Pífano Tóquio (Tóquio/Japão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas