20ª edição do Cineoka acontece nesse fim de semana

O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, em parceria com a Odara Produtora, promove a 20ª edição do Cineoka no próximo domingo, 13 de março, às 14h. O evento realiza mostras audiovisuais produzidas por indígenas de todo o país. Na ocasião, será exibido o documentário Mensagens da Terra, sob direção de Maria Pankararu e Sebastian Garlic.

Mensagens da Terra apresenta ao grande público os sentimentos, opiniões e visões de quatro indígenas que refletem sobre a realidade local e global, provocando o público a repensar o que se entende hoje por “civilização” e para onde tem ido essa dita civilização.
Além da exibição seguida de debate sobre o documentário, a programação inclui a cena performática, por Pacha Carbo, O Julgamento de Antígona, um clássico da tragédia grega que mistura o texto de Sófocles, Bertold Brecht e Antonin Artaud. Durante o evento acontece também a exposição Os Peixes, da artista visual Luciana Cardoso.
E não poderia faltar a tradicional roda de peteca, as exposições de artefatos e artesanatos indígenas, fotografias, diálogos sobre as questões socioambientais e culturas indígenas.
O evento estará aberto a expositores externos que desejem expor seus produtos e serviços de forma gratuita. Não haverá mesa e mostruários disponíveis, cada expositor será responsável pela sua exposição.
A proposta do Cineoka é debater questões referentes às culturas indígenas e tradicionais, as etno histórias, costumes, lutas e resistências a fim de fortalecer, valorizar e difundir as identidades, além da conscientização sobre a preservação ambiental por meio da exibição de curtas e longas-metragens regionais e nacionais. São priorizadas produções realizadas por povos indígenas e tradicionais. Visa ainda fortalecer as múltiplas expressões artísticas.
A entrada para o evento será por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível e a contribuição é consciente. Os alimentos arrecadados serão direcionados para as famílias Warao em Natal/RN.
» PROGRAMAÇÃO
14h | Recepção
15h | Jogos Indígenas, diálogos e exposição de artefatos e artesanatos
16h | Cena performática O Julgamento de Antígona
17h  | Exibição do documentário Mensagens da Terra
18h  | Encerramento.
O acesso à trilha e ao lago não estão disponíveis durante o evento.

O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe localiza-se na Rua Novo Paraiso S/N – Bairro Redinha na zona norte de Natal/RN.
Mais informações nas redes sociais do Gamboa do Jaguaribe ou através dos telefones: 84 998376368 – Fábio | 84 988380585 – Railda
T’ÎASÓ CINEÓKYPE!
Jaha Cineoka Kety!
Vamos ao Cineoka!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas