Jamais se escreverá corretamente a História da Literatura Brasileira, enquanto não se fizer o exato balanço das nossas literaturas regionais. Muita coisa da maior importância cultural morre na província, não conseguindo ultrapassar os limites que, injustamente, a separam dos grandes centros culturais. Autores também de

inestimável valor veem suas obras fulminadas por uma tremenda conspiração de silêncio, apenas porque não trocaram a placidez da vida regional pelo tumulto das grandes metrópoles, escreveu o poeta, cronista e historiador Rômulo Wanderley, autor de Panorama da Poesia Norte-rio-grandense (1965).

Além de atualíssima a reflexão do escritor norteriograndense é um belo convite para apreciar a nova série de lives do Sarau Quinta das artes, entre os dias 27 e 30 de abril, que coloca em pauta o universo da literatura brasileira potiguar.
“Uma super oportunidade para você trocar e adquirir ainda mais conhecimentos, né? Conversaremos com escritores, professores e pesquisadores da literatura potiguar. E se você quiser uma dica, deixe essas datas marcadas na agenda, pois o time de paletrantes está incrível📚🥰”, avisa a organização do evento. Os encontros virtuais começam nesta terça-feira, às 19 horas, no canal Youtube do Sarau Quintas das Artes.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 27/04
19h – Live 1 » Zila Mamede em edição: perspectivas da EDUFRN
Convidada » Penha Casado Alves, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Doutora em
Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).  Professora da UFRN, Coordenadora Nacional do ProfLetras e Diretora da EDUFRN
Momento Musical » Alento, Valéria Oliveira
20h – Live 2 » Relembrando BlackOut
Convidado » Flávio Rezende, Escritor, jornalista, blogueiro, fotógrafo, produtor cultural, fundador de agremiações carnavalescas e da Casa do Bem. Ativista social/ecológico.
Momento Musical » Meu corpo é uma máquina, Yrahn Barreto
Quarta-feira, 28/04
19h – Live 3 » Literatura de autoria feminina no Rio Grande do Norte
Convidada » Conceição Flores, Graduada em Letras, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN) e Doutora em Educação (UFRN). Na UNP, foi professora e tutora do PET Literatura no RN. Entre suas publicações, estão o Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade (2014) e a organização do Mulheres e Literatura: ensaios (2013)
Momento Musical » Lamparina Acesa, Khystal
20h – Live 4 » Roseiras carregadinhas de espinhos: a história da primeira revista escrita por mulheres no RN
Convidada » Ana Cláudia Trigueiro, Psicóloga, romancista, contista e cronista, tem seis livros publicados e mais três novos livros no prelo, a serem lançados este ano. Apaixonada pela literatura produzida no RN, principalmente a que é feita por mulheres
Momento Musical » Força estranha, Simona Talma e Clara Pinheiro
Quinta-feira, 29/04
19h – Live 5 » Um panorama da crônica potiguar
Convidada » Andreia Braz, Graduada em Letras e especialista em Leitura e Produção de Textos (UFRN). É cronista, com textos publicados em diversas coletâneas locais e nacionais. Membro da União Brasileira de Escritores (UBE/RN) e colaboradora do portal de cultura Substantivo Plural e do Potiguar Notícias
Momento Musical » Imperador do Mundo, Antoanete Madureira
20h – Live 6 » Modernismo Potiguar: vanguarda em situação regional
Convidado » Humberto Hermenegildo, Mestre em Teoria e História Literária (UNICAMP), Doutor em Literatura Brasileira (UFPB), professor titular aposentado da UFRN; Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Entre outras publicações, é autor do estudo Asas de Sófia: ensaios cascudianos (1998)
Momento Musical » Amanhecerá, Wescley Gama e Milena Carvalho
Sexta-feira, 30/04
19h – Live 7 » Dona Militana: Uma história de vida, uma vida de histórias
Convidado » Edilberto C. Santos, Poeta, escritor, contador de história e educador. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN). Servidor público da rede de ensino de Parnamirim, atualmente na gestão da Escola Municipal Jacira Medeiros
Momento Musical » Coco dos mestres, Tiquinha Rodrigues
20h – Live 8 » O cordel na ponta da língua
Convidado » Crispiniano Neto, Cordelista, jornalista e bacharel em Direito, Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel e da Academia Mossoroense de Letras. Atual presidente da Fundação José Augusto (FJA)
Momento Musical » A Flor Xanana, Carlos Zens
Ficha técnica
Idealização, coordenação, roteiro e pesquisa de conteúdo: Carla Alves
Direção geral e produção executiva: Alessandra Brandão
Direção de arte: Vitória Ventura
Logística: Geísa Alves
Mídias sociais: Camaleão Criative Studio
Assessoria de imprensa: Sollar Comunicação
Tradutora de Libras: Brígida Paiva
A ação Literatura Potiguar em Foco tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do RN, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Apoio: Cosern, Instituto Neoenergia, IFRN, Assefit/RN e Livraria Cooperativa Cultural da UFRN.