Acervo pessoal

Começa nesta terça-feira (02/02) a oficina de violão com Iury Matias.

Oferecida em oito lives a oficina segue até o dia 25 deste mês de fevereiro através do InstagramYouTubeFacebook, sendo duas aulas por semana, sempre nas terças e quintas às 10 horas. Serão trabalhados exercícios práticos focados no movimento das mãos envolvendo cinco ritmos brasileiros: xote, baião, ijexá, bossa e samba, aplicados a progressões harmônicas simples, baseadas em “situações” presentes em músicas do cancioneiro popular.
O objetivo é desenvolver a capacidade de “acompanhar no violão”, função tanto importante quanto requisitada profissionalmente. No intuito de oferecer ao público conteúdo didático, musical, gratuito durante esse período de pandemia que se prolonga ainda em 2021, Iury Matias disponibilizará através das redes sociais essas aulas de violão propondo uma formação básica de abordagem prática, destacando uma das atividades mais requisitadas para violonistas no meio profissional, onde irá oferecer atualização e recursos para melhorar suas habilidades técnicas.
O conteúdo é exclusivo para esta oficina, onde se objetiva também expandir o trabalho didático voltado para o violão de acompanhamento que já vem sendo realizado pelo artista há alguns anos.
O violão é instrumento harmônico que permite inúmeras possibilidades de atuação, sendo a função de “acompanhamento” uma de suas facetas mais difundidas pelo mundo, seja dando suporte a cantoras e cantores, instrumentos de sopro, seja como instrumento em formações maiores, é importantíssimo saber acompanhar. Nesta perspectiva é que a oficina “Violão de Acompanhamento” vem oferecer suporte e conteúdo para músicos profissionais que queiram aprimorar sua técnica e músicos amadores que queiram adquirir conhecimento nesta área fundamental da prática do instrumento.
Após a conclusão da oficina os alunos terão aprendido cinco ritmos muito utilizados na música brasileira, assim como a técnica não só para executá-los, mas para criar suas próprias variações e desenvolver autonomia para avançar nos estudos do instrumento, assim como terão noções de improvisação, arranjos e composição. O conteúdo será voltado para alunos de nível “iniciado” e “intermediário”, aproveitando o conhecimento prévio de cada pessoa, de modo a permitir heterogeneidade do público participante.
Acervo pessoal
Músico profissional com quase vinte anos de experiência atuando no cenário nacional e internacional, tendo vivido na Europa por oito anos, Iury Matias é licenciado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, técnico em música com habilitação em guitarra elétrica (UFRN) e aluno do mestrado em musicologia na Universidade de Aveiro. Foi professor de música em escolas regulares de ensino da rede pública e privada no Brasil e, em Portugal, foi professor de guitarra, harmonia, classe de conjunto e formação musical da escola de artes Palco Central durante dois anos. Idealizou e realizou o projeto de concertos didáticos “Aula Show” em faculdades, escolas, projetos sociais e espaços culturais no Brasil, através das prefeituras locais e governos dos estados, SESI, SESC, CCBNB, chegando até escolas e faculdades de Portugal e para a EMAT – Tututa Escola de Artes da Ilha do Sal (CBV).
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Instagram: @iury.matias.oficial
Facebook: facebook.com/iurymatiasoficial
YouTube: IURY MATIAS Official