| Da Redação

O dia 9 de abril será marcado pela realização de vários atos contra a privatização da saúde e da vida em diferentes estados brasileiros.

saude

A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Mundial da Saúde, comemorado no último domingo (7), e tem como principal objetivo lutar e protestar contra todas as formas de privatização da saúde, entre elas a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Entre outras formas de privatização da saúde, estão as Organizações Sociais (OSs), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Fundações Estatais de Direito Privado (FEDPs) e de parcerias público-privadas.

Os movimentos e entidades participantes dos atos reivindicam e lutam por uma saúde pública, universal e de qualidade para todos os brasileiros, e pelo pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O direito à saúde é garantido na Constituição de 1988 e dever do Estado.

O Fórum Norte-Riograndense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações realizará nesta terça-feira (9), o Ato em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Vida, com concentração às 14h, na Praça 7 de Setembro – Cidade Alta – em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal.