Tem espetáculo gratuito de companhia brasiliense nesta quinta e sexta na Ribeira

38

ABOCA Cultural abre seu espaço nesta quinta e sexta, às 20 horas, para o grupo de teatro Esquadrão da Vida (DF) exibir gratuitamente a peça “Quando o coração transborda”. O grupo desde a década de 70 atua nas artes cênicas da cidade de Brasília (DF) e é um dos grupos mais antigos em atuação no Brasil.

Primeira apresentação em Natal, “Quando o coração transborda” é uma peça intimista, criada há dois anos, para ser representada em pequenos teatros, com músicas executadas pela própria atriz. Maíra Oliveira toca viola caipira e violão e canta em cena, num grande encontro informal com a plateia.

A partir de textos, músicas, cartas e lembranças, a atriz reflete sobre o ofício do ator, aborda temas intimamente ligados à sociedade brasileira contemporânea e reconstrói sua trajetória como atriz, relembrando um pouco da história do grupo Esquadrão da Vida e da relação com seu pai, o criador Ary Pára-Raios.

A peça estreou em 2015 com grande sucesso e depois de algumas temporadas no DF, mais de 60 apresentações, alça novos voos com circulação nacional, ampliando seu público e divulgando a história cultural de Brasília, uma vez que é resultado de um novo olhar sobre o trabalho do Esquadrão da Vida, fundada há 38 atrás.

Os ingressos gratuitos são distribuídos 1h antes de cada apresentação na ABOCA Cultural, que fica na Rua Frei Miguelinho, 16, no bairro da Ribeira.

Além do espetáculo, o grupo fará a oficina “Para Aprender a Voar”, a partir das 18 horas. Será ministrada por Maíra com 12h de duração, dividida em três dias (4h diárias), faz parte do repertório artístico do Esquadrão da Vida e traz, consigo, a experiência acumulada em 36 anos de atividade. Nela, o participante exercita por meio de brincadeiras e acrobacias o jogo dramático, desenvolvendo potenciais e consciência corporal, ferramenta indispensável para o trabalho do ator.

Serão ofertadas 15 vagas. Os interessados para aula deverão enviar o currículo resumido e carta de intenção – abocacultural@gmail.com.

Grupo Esquadrão da Vida

Fundado em dezembro de 1979, por Ary Pára-Raios, o Esquadrão da Vida foi pioneiro na abordagem de temas como o resgate e a valorização da cultura popular, a denúncia de exclusão de uma parte importante da sociedade dos espaços culturais tradicionais, a conscientização ecológica, dentre vários outros temas que ainda hoje ocupam os debates no mundo. Em sua linguagem, incorpora elementos expressivos das festas populares e de saltimbancos, como acrobacia, música e dança.

FICHA TÉCNICA

Direção: Maíra Oliveira e João Antonio de Lima Esteves
Direção Musical: Roberto Corrêa
Roteiro: Maíra Oliveira
Atuação: Maíra Oliveira
Preparação Corporal: Daniel Lacourt
Produção: Carvalhedo Produções
Figurino: Maria Carmen
Iluminação: Marcelo Augusto
Programação Visual: Ico Oliveira

Entrada Franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 1 hora e 30 minutos

SERVIÇO:

Espetáculo “Quando o coração transborda” do Grupo Esquadrão da Vida (DF)
Dias: 05 e 06 (quinta e sexta)
Hora: às 20h, na ABOCA Cultural
Onde: Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira.
Ingressos gratuitos distribuídos 1h antes de cada apresentação

Oficina “Para Aprender a Voar”

15 vagas

Data: 09, 10 e 11.10

Horário: 18h às 22h

Carga Horária: 4 horas por dia

Oficina para maiores de 16 anos

Inscrições GRATUITAS através do envio do currículo resumido e carta de intenção – abocacultural@gmail.com.

Fonte: Papo Cultura

Compartilhe