Projeto voltado à acessibilidade cultural para surdos começa nesta segunda em Natal

54

Voltado à acessibilidade cultural de pessoas surdas, o Projeto Narrativas do Silêncio inicia sua 3ª edição (2017/18) com a realização de uma oficina de fotografia inteiramente reproduzida na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A atividade será ministrada pelo designer e fotógrafo, José Aglio, com tradução simultânea de Rogério Hakkinen. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o preenchimento das vagas.

As aulas teóricas acontecem no período de 4 a 7 de dezembro, das 18h30 às 20h30, no IFRN Cidade Alta, em Natal. Já a atividade prática será realizada em diversos pontos da cidade, no dia 8, para captação de imagens que resgatem a decoração natalina.

O Projeto

“Narrativas do Silêncio” conta com patrocínios da COSERN e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, viabilizados por intermédio da Lei Câmara Cascudo, e que também recebe apoios do IFRN e da Fundação Parnamirim de Cultura.

Além da oficina de fotografia e de uma exposição com trabalhos produzidos pelos alunos participantes, “Narrativas do Silêncio” promoverá a encenação da peça “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”. Franqueado ao público, o espetáculo está agendado para 20/12, no Teatro Municipal de Parnamirim, e terá participação de atores surdos capacitados pelo Ponto de Cultura “Palavras Visíveis”, sob coordenação do Grupo Teatral Moitará, do Rio de Janeiro.

Acessibilidade

Acessibilidade cultural é uma conquista. O direito é consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela ONU, em 2007, e ratificada pelo Brasil, em 2009.

Propiciar acessibilidade cultural implica reconhecer o direito das pessoas com deficiência de participar da vida cultural em base de igualdade com as demais. Tanto no que diz respeito à fruição de bens e serviços, quanto ao acesso a materiais e atividades que favoreçam o fazer artístico-cultural.

SERVIÇO

O quê? Oficina de Fotografia para pessoas surdas
Inscrições? Associação de Surdos de Natal – ASNAT / Associação de Surdos de Parnamirim – ASP / SUVAG / ou por celular (código QR acessível em https://www.facebook.com/narrativasdosilencio/), enquanto existirem vagas.

CONTATOS

ASNAT: (84) 3211-2414 / ASP: (84) 99939.1283 / SUVAG: (84) 3605.0303

Fonte: Papo Cultura

Compartilhe