Por Sinasefe Natal


O SINASEFE Seção Natal convida alunos, servidores e comunidade externa para prestigiar a apresentação do espetáculo “O Andarilho da Utopia”, inspirado na trajetória e obra de Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil.

O espetáculo “O Andarilho da Utopia” propõe uma reflexão mostrando a sociedade e o planeta em eterno movimento e transformação através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. A peça tem duração de 70 minutos e após a apresentação o ator e diretor fazem uma roda de conversa com os espectadores. A obra é interpretada pelo ator Richard Riguetti, conta com dramaturgia de Junio Santos e encenação de Luiz Antônio Rocha. As apresentações têm entrada gratuita e serão realizadas nas seguintes datas e locais:

  • 03/12 – 14h30 – Auditório do IFRN Campus Ipanguaçu
  • 04/12 – 8h30 – Auditório do IFRN Campus Nova Cruz
  • 05/12 –  16h – Auditório do IFRN Campus Ceará-Mirim
  • 06/12 – 18h – Auditório do IFRN Campus Natal-Central

SINOPSE
No interior de Pernambuco, a sombra de uma mangueira, um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. Com a crise de 1929, é submetido a fome, assim como grande parte da população brasileira. Com intuito de minimiza-la, percorreu quintais alheios – jaqueiras, mangueiras, cajueiros, pitangueiras. Na infância da juventude, uma outra fome ocupa o seu tempo: as palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. Essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros sonha com a justiça, com a equidade, com a superação dos obstáculos impostos por uma sociedade opressora e propaga nos homens e nas mulheres mais simples a vocação para o “ser mais”. “Paulo Freire”, o andarilho da Utopia, derrama no palco a trajetória de um dos maiores pensadores do mundo.

Acompanhe o espetáculo em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/paulofreireoandarilhodautopia/

Agende-se e participe!

Serviço
O quê? Espetáculo “O Andarilho da Utopia”
Quando e onde? 03/12 – Ipanguaçu; 04/12 – Nova Cruz; 05/12 – Ceará-Mirim; 06/12 – Natal-Central